Folia tardia

Confira o esquema de trânsito e serviços na Aldeia Cabana no desfile do Carnaval de Belém

Trabalhos e interdições acontecerão nos dois próximos finais de semana em ruas e avenidas da Pedreira.

12/03/2025, 22:30
Confira o esquema de trânsito e serviços na Aldeia Cabana no desfile do Carnaval de Belém

Belém, PA - A partir de sexta-feira, 14, Belém vive mais uma etapa do Carnaval 2025 com o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, que será realizado na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira. A partir de uma ação integrada de órgãos municipais, a prefeitura preparou um esquema de serviços para garantir a segurança, organização e bem-estar do público, brincantes e população.


As atividades englobam ordenamento do comércio, limpeza urbana, segurança pública, mobilidade e saúde, para proporcionar um evento tranquilo e de fácil acesso para todos.

Ordenamento e Fiscalização


No período de de 12 e 15 de março, 40 fiscais e 7 coordenadores irão trabalhar na ordenação e fiscalização de vendedores ambulantes na Aldeia Cabana e arredores. Serão observados aspectos como distância entre as barracas, para evitar problemas para o trânsito dos foliões, e a regularização dos trabalhadores.


O esquema será repetido durante os desfiles do 1° e 2° grupos, no final de semana seguinte. Com a fiscalização devem ser beneficiados os trabalhadores, público, brincantes e moradores da avenida Pedro Miranda e áreas próximas.


Estrutura de Limpeza


Uma equipe de 60 profissionais da concessionária de limpeza urbana de Belém vai realizar varrição e coleta de resíduos durante o período de desfile. O trabalho será intensificada entre os dias 12 e 15 de março, com apoio de caminhões compactadores para a coleta de material após os desfiles, até as 10h do dia seguinte. Equipes rotativas atuarão ao longo da semana para assegurar a manutenção da limpeza na área.


Segurança e Mobilidade


Para o esquema de segurança, a Guarda Municipal de Belém trabalhará com 780 agentes na garantia da ordem pública durante os desfiles. Outros 30 agentes de trânsito irão atuar na organização do fluxo de veículos, interdição de vias e orientação ao público.


Para a segurança dos foliões, algumas ruas e cruzamentos da avenida Pedro Miranda, próximo à Aldeia Cabana, serão interditadas entre as 17h e as 5h do dia seguinte. As interdições incluem trechos da avenida Dr. Freitas, avenida Senador Lemos, travessa Lomas Valentinas e travessa Gurupas, entre outras.


Saúde e Bem-Estar


Uma estrutura de emergência com 50 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, também será instalada no local. Um posto de saúde na Aldeia Cabana e uma ambulância do SAMU ficarão disponíveis para atendimentos e transferências rápidas, em caso de necessidade de atendimento hospitalar.


Foto: Mácio Ferreira/ Arquivo Ag. Belém

Mais matérias Cidades