Histórica. Assim foi a trajetória
brasileira no Mundial de atletismo paralímpico em Kobe, no Japão, encerrado na
manhã deste sábado, 25 de maio. Com 19 medalhas de ouro, o Brasil teve sua
melhor campanha dourada em mundiais, superando as 16 de Lyon 2013. Em nove dias
de disputas, os brasileiros ficaram apenas um sem conseguir colocar a bandeira
do país no lugar mais alto do pódio.
Com isso, a Seleção Brasileira terminou o Mundial no Japão na segunda posição
do quadro geral de medalhas, com 42 pódios no total. Além dos 19 ouros, foram
12 pratas e 11 bronzes. A líder foi a China, com 33 ouros, 30 pratas e 24
bronzes.
Esse é o segundo Mundial de atletismo seguido em que o Brasil bate recorde de medalhas. Em Paris 2023, o país registrou o maior número de pódios da história, com 47 no total, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.
“A gente sai daqui [Kobe] com um sentimento de alegria, uma sensação de dever cumprido. Mas, por outro lado, com sentimento de um baita desafio e de muita expectativa para os Jogos Paralímpicos de Paris, que são o nosso principal objetivo do ciclo. O Campeonato Mundial demonstrou que nós estamos no caminho certo”, avaliou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008). Os Jogos de Paris serão realizados de 28 de agosto a 8 de setembro.
O Mundial no Japão foi realizado no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 após o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) o adiamento do Mundial, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus. Com isso, a cidade japonesa sediou o evento de atletismo no ano posterior ao Mundial de Paris 2023.
Ao todo, foram 1.069 atletas de 102 países que competiram em provas de pista e campo no estádio Kobe Universiade Memorial Stadium. Pelo Brasil, foram 46 atletas e 10 atletas-guia que representaram o país na competição.
Confira aqui todas as medalhas e resultados do Brasil em Kobe 2024
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: CPB