Pecuaristas discutem “ponto da carne” em plena COP30 e deixam verde para o amanhã Praça do Relógio segue em situação de abandono, apesar de decisão da Justiça Jogo da sucessão ao governo do Pará já aponta as possíveis mudanças de Hana
Regras

Divórcio unilateral, herança e uso de IA: as regras no Novo Código Civil

Proposta de reforma está em análise no Senado; projeto legítima união homoafetiva e amplia conceito de família

  • 709 Visualizações
  • 15/04/2025, 09:30
 Divórcio unilateral, herança e uso de IA: as regras no Novo Código Civil

O Código trata de direitos e regras desde antes do nascimento das pessoas até após a sua morte. Por isso, a norma inclui uma diversidade de assuntos, como:

Doação de órgãos: o projeto flexibiliza as regras para doações e permite a doação por pessoas falecidas quando houver autorização expressa. O projeto retira a necessidade de autorização de pessoas da família para a doação;

Animais sencientes: a proposta reconhece os animais como seres vivos sencientes – ou seja, com capacidade de ter sensações – e passíveis de proteção jurídica própria.

 

Debate no Senado

A comissão de juristas que analisou a proposta funcionou de agosto de 2023 até abril de 2024. Formado por 37 integrantes, o colegiado foi presidido pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Luis Felipe Salomão.

 

No início de abril, o Senado lançou um livro sobre a proposta de reforma do Código Civil e o trabalho da comissão de juristas. Pacheco foi o responsável por organizar a publicação e a introdução foi escrita por Salomão. O livro reúne textos de integrantes do grupo.

 

O evento de lançamento teve a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e dos ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Fonte: CNN

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado


Mais matérias Política

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.