Belém, PA - O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, suspendeu a medida liminar concedida pelo Tribunal de Justiça Desportivo do Pará (TJD) ao Remo que garantia a não homologação do resultado do primeiro jogo entre Remo e Paysandu, pelas finais do Campeonato Paraense 2024. Na ocasião, o Papão venceu por 2 a 0.
A decisão do STJD foi proferida no início da tarde deste sábado e, além de derrubar a liminar assinada pelo presidente do TJD, Hamilton Gualberto, criticou a estratégia azulina de entrar com pedido liminar no final da tarde de sexta-feira, criando a expectativa de que a corte superior não teria condições da analisar a situação por se tratar de final de semana.
No documento, o STJD determina que as "decisões monocráticas" do presidente do TJD-PA, Hamilton Gualberto, estão com "efeitos suspensos" até o julgamento do caso no pleno órgão. A decisão do órgão paraense atendeu a um pedido da diretoria azulina, que teve ao menos metade da semana para ingressar com a ação, mas escolheu fazê-lo às 18h da ultima sexta-feira.
Ainda de acordo com a decisão proferida pelo STJD, o chamado erro de direito, alegado pelo Remo, deve ser pré-constituído e, por isso mesmo, gerou extrema dificuldade de ser comprovado, o que, por sua vez, leva a uma 'insegurança jurídica'. O órgão judicial nacional atendeu a um pedido do Paysandu, que recorreu da decisão de Gualberto em caráter de urgência.
Vai ter campeão!
Com isso, a partida deste domingo entre Remo e Paysandyu, que já havia sido confirmada pela FPF, volta a ter poder de definir o campeão paraense, já que o resultado do primeiro RExPA será homologado. O time bicolor pode perder por até um gol de diferença que ficará com o título. Vitória azulina por dois gols leva a decisão para os pênaltis e, acima disso, da o troféu ao Leão.
Briga de foices
Pode até haver fatos, mas a briga de foices travada entre Remo e Paysandu fora das quatro linhas nesta reta final de Parazão, quando analisada com informações mais pessoais, por assim dizer, leva o torcedor a acreditar que o caso tem muito de afeto e torcida entre os dois protagonistas dessa história.
Ricardo Gluck Paul, atual presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), já foi presidente do Pasyandu. Hamilton Gualberto, presidente do Tribunal de Justiça Desportivo (TJD) e responsável pela decisão favorável ao clube azulino, sonha em ser presidente do Remo - cargo pelo qual já se candidatou, mas nunca venceu. O que os dois sentem como motivação para criar tanto alvoroço no torcedor paraense, só Deus sabe.
Foto: Divulgação STJD