Futebol

Real Madrid é o clube mais valioso do mundo; no Brasil, Flamengo lidera ranking

Nenhum clube das Américas entrou na lista das 50 marcas mais valiosas do futebol mundial

18/07/2024 22:31
Real Madrid é o clube mais valioso do mundo; no Brasil, Flamengo lidera ranking

Londres, ING – O Real Madrid, da Espanha, segue como marca de futebol mais valiosas e mai forte do mundo, desbancando até mesmo o campeão de 2023 da Champions League, Manchester City. O clube espanhol está avaliado em 1,7 bilhão de euros (R$ 10,2 bilhões). Os dados são da consultoria britânica Brand Finance.


O Manchester City aparece em segundo com a marca aliada em 1,6 bilhão de euros. Em terceiro está o Barcelona, com avaliação de 1,5 bilhão de euros. O Manchester United, cujo valor de marca aumentou 3% para, está em quarto com uma avaliação de 1,4 bilhão de euros. Fechando o Top 5 está o Liverpool, avaliado em 1,4 bilhão de euros. Bayern de Munique, Paris Saint Germant, Arsenal, Tottenham e Chelsea aparecem em 6º, 7º, 8º, 9º e 10º, respectivamente.


A Premier League inglesa tem o maior número de clubes (17) que aparecem no ranking dos 50 melhores, bem como o valor mais alto de qualquer liga, com 8,1 bilhões de euros (R$ 48,6 bilhões), contra 4,5 bilhões de euros (R$ 27 bilhões) da La Liga, que está em segundo lugar.


Nenhum clube Sul-americano está entre as 50 mais valorizadas do mundo, embora o Brasil apareça como o mais bem avaliado como líder esportivo no ranking de soft power.


No Brasil


O Flamengo manteve-se na liderança no Brasil em valor e força da marca, apesar de uma pequena queda em relação ao ano passado, com sua marca avaliada agora em US$ 99,9 milhões (R$ 600 milhões). Palmeiras e São Paulo aparecem em seguida, com avanço em comparação a 2023, valendo respectivamente US$ 85,1 milhões (R$ 510 milhões) e US$ 55,67 milhões (R$ 335 milhões).


O índice de força da marca do  Flamengo teve um pequeno declínio, de 77,8 para 74,9, mas o time continua sendo o mais forte entre as marcas do futebol brasileiro. Essa resiliência é atribuída à garantia de um dos maiores acordos de patrocínio da história do futebol brasileiro, com a empresa de apostas Pixbet.


O Palmeiras continua em segundo lugar como a segunda marca mais valiosa do futebol brasileiro, com um aumento de 9%, para US$ 85,1 milhões. Embora a força de sua marca tenha caído ligeiramente de 72,8 para 70,4, o Palmeiras ultrapassou o Corinthians e se tornou a segunda marca mais forte do futebol brasileiro. 


Essa mudança se deve a uma queda significativa na força da marca Corinthians de 74,3 para 62,5, apesar de um aumento de 27% no valor da marca, para US$ 49,1 milhões (R$ 295 milhões)


O São Paulo fez avanços notáveis, com o valor de sua marca aumentando 55%, para US$ 55,7 milhões. Esse crescimento impressionante elevou o São Paulo do quinto lugar para se tornar a terceira marca mais valiosa do futebol brasileiro.


O cálculo


O valor da marca é entendido como o retorno líquido que o proprietário de uma marca obteria se a vendesse. A avaliação da consultoria Brand Finance é baseada em dados de relatórios disponíveis publicamente e em pesquisas de mercado, mesmo processo feito para estimar o valor de marcas de empresas dos mais variados segmentos.


A força da marca é a eficácia do desempenho em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes. No futebol, força e valor refletem a eficiência da gestão, resultando em engajamento de torcedores e atração de investimentos e patrocínios. 


Foto: Divulgação 

Mais matérias Esportes