Eleições

Psol vai apoiar Igor Normando (MDB) à prefeitura de Belém no segundo turno

Partido prega apoio estratégico e crítico

08/10/2024, 17:30
Psol vai apoiar Igor Normando (MDB) à prefeitura de Belém no segundo turno

O atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que tentava a reeleição pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), não obteve sucesso em sua busca pelo quarto mandato, terminando a disputa das eleições municipais apenas em terceiro lugar. Sendo assim, o segundo turno na capital paraense  será decidido entre os candidatos Igor Normando (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL). Nesta tarde (8), o Psol declarou apoio ao emedebista.

De acordo com a nota divulgada pela executiva do partido, o apoio a Normando é estratégico, para evitar que a extrema-direita ocupe o comando da cidade e imponha retrocessos. Além disso, o Psol afirma que se manterá crítico a um possível governo do MDB.

Normando fechou sua participação no primeiro turno com 44,89% dos votos válidos; Éder Mauro teve 31,48%; já Edmilson Rodrigues obteve 9,78%.

Confira a nota na íntegra:

“Estamos em um momento crucial, e a escolha que se aproxima vai muito além de uma simples eleição. Trata-se de decidir o futuro que queremos para a nossa cidade, e também, para o nosso país. As forças que teremos que enfrentar agora tentam recuperar espaço no Brasil, também através de Belém, e sabemos o que isso significa: retrocesso, violência, desigualdade, exclusão e desrespeito à vida e ao meio ambiente.

A extrema-direita, que já trouxe tanto sofrimento ao Brasil, tenta novamente se erguer. Não podemos permitir que isso aconteça. É por isso, após muita reflexão, que nós do Partido Socialismo e Liberdade, decidimos declarar apoio a Igor Normando no segundo turno. Este apoio se dá porque reconhecemos a importância de manter nossa cidade alinhada com o projeto do governo federal, liderado pelo presidente Lula, que tanto fez e continua fazendo pelo povo brasileiro. O compromisso de Lula com a justiça social, com a luta contra a fome e a desigualdade, com inclusão dos mais pobres, precisa ecoar também em Belém.

É nessa direção que consideramos de fundamental importância a nossa decisão. Deixamos claro que nosso apoio não é incondicional. Não ocuparemos cargo no novo governo, fazemos isso com o compromisso de que continuaremos sempre vigilantes. Este é um apoio estratégico, uma escolha para impedir que forças reacionárias utilizem nossa cidade como um trampolim para o retrocesso em todo o país.

Neste sentido, as Executivas Estadual e Municipal de Belém reunidas conjuntamente, resolvem apoiar no 2° turno o candidato Igor Normando de forma crítica e programática".

Mais matérias Cidades