Relíquia

Polícia Federal recupera, em Londres, livro histórico roubado do Museu Emílio Goeldi, em Belém

Obra havia sido furtada em 2008 com a ajuda de alguns servidores do museu. Tr6Es deles foram denunciados em 2011.

23/03/2024 12:00
Polícia Federal recupera, em Londres, livro histórico roubado do Museu Emílio Goeldi, em Belém

Belém, PA - A Polícia Federal do Brasil (PF), em parceria com órgãos de segurança e inteligência internacionais, recuperou em Londres, na Inglaterra, a obra "De India utriusque re naturali et medica”, do médico naturalista holandês Guilherme Piso, que participou de expedições no Brasil entre 1637 e 1644.


O livro, considerado extremamente raro tanto pelo período em que foi escrito quanto pelo conteúdo, havia sido furtado em 2008 do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, supostamente com a ajuda de três servidores. Todos foram denunciados, ao fim das investigações, em 2011, por peculato culposo, quando a negligência facilita o crime doloso.


A obra data de 1658 e para recuperá-la a PF contou com a colaboração da representação militar brasileira na Inglaterra - adidância - e da Polícia Metropolitana de Londres, conhecida como Scotland Yard, por meio da Unidade de Artes e Antiguidades. Até o momento, os autores do furto e os responsáveis pela venda do livro ainda não foram identificados.


De acordo com a PF, as operações que buscam localizar e recuperar peças roubadas, furtadas ou ilegalmente vendidas têm como objetivo proteger o patrimônio cultural brasileiro. Em dezembro do ano passado, outro livro foi recuperado. A obra "Reise in Chile und auf dem Amazonstrome" estava na Argentina e ação contou com a colaboração de agentes do país vizinho.


Foto: Divulgação/PF

Mais matérias Cultura