Carimbó

Pinduca tem sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

Pinduca começou sua trajetória musical na década de 1960

26/03/2025, 09:00
Pinduca tem sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) oficializou, nesta terça-feira (25), o reconhecimento das obras do cantor e compositor Pinduca como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. A iniciativa foi proposta pelo deputado Wescley Tomaz (Avante).

 

Natural de Igarapé-Miri, onde nasceu em 4 de junho de 1937, Pinduca é um dos principais responsáveis por levar o Carimbó para além das fronteiras do Pará, conquistando admiradores de diferentes gerações. Seu legado inclui sucessos marcantes, como a icônica "Marcha do Vestibular", que se tornou tradição em comemorações de aprovação no ensino superior.

 

Considerado o "Rei do Carimbó", Pinduca começou sua trajetória musical na década de 1960 e revolucionou o gênero ao introduzir instrumentos elétricos e bateria, definindo a sonoridade moderna do ritmo. Em 2017, seu trabalho foi reconhecido internacionalmente com a indicação ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras, pelo disco No Embalo do Pinduca.

 

O deputado Wescley Tomaz comemorou a aprovação do projeto de lei, ressaltando a importância do artista para a cultura do estado.

 

"Pinduca é um verdadeiro símbolo do Pará. Seu legado musical é motivo de orgulho para todos os paraenses", afirmou.

 

Fonte: Alepa

Foto: Reprodução/ Instagram


Mais matérias Cultura