A obra de saneamento que acontece na Rua 28 de Setembro, em Belém, será estendida até o próximo sábado (30), às 17h. Os serviços, executados através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), vão garantir a coleta adequada do esgoto sanitário dos imóveis localizados na região do canal da Avenida Visconde de Souza Franco, e também estão interligados com a Nova Doca, legados da realização da COP 30, em novembro de 2025, na capital paraense.
“Os serviços na Rua 28 de Setembro, que estavam previstos para serem concluídos dia 27, vão se estender até o sábado (30), pois foram encontradas diversas redes de água no local. Para garantir o abastecimento de água dos imóveis e seguir com a obra, teremos que continuar com as atividades”, explicou a engenheira Thaís Ribeiro, que coordena as obras da Seop para a COP 30.
Em mais uma etapa do amplo projeto de saneamento realizado pelo Estado, a obra de esgotamento sanitário acontece nos primeiros 220 metros da Rua 28 de Setembro, a partir da Avenida Visconde de Souza Franco. Com a interdição total nesse perímetro da via, a Seop orienta aos condutores de veículos o acesso por rotas alternativas, como a Rua Ó de Almeida.
O serviço de saneamento para garantir a coleta adequada do esgoto sanitário dos imóveis localizados no entorno do canal já foi executado na Rua Municipalidade, na Avenida Visconde de Souza Franco, Passagem Vila Rica, Avenida Senador Lemos, Avenida Pedro Álvares Cabral e chegou à Rua 28 de Setembro. O canal da Doca também está recebendo obras específicas de esgotamento.
Com a implantação da rede coletora ao longo da Avenida Visconde de Souza Franco e ruas transversais, todo o material passará pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, a maior do Estado, vinculada à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), e que avança para a fase final.
Agência Pará
Foto: Leonardo Macêdo / Ascom Seop