Novo secretário-geral propõe mudanças na estrutura com redução do ‘viés ideológico’ na CNBB-2

Presidente da entidade, Dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém, e o bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio Assis afinam os ponteiros e definem novas tratativas em agosto.

18/07/2023 12:00
Novo secretário-geral propõe mudanças na estrutura com redução do ‘viés ideológico’ na CNBB-2
O

 

 novo presidente da CNBB Norte 2, que abrange as dioceses e prelazias da Igreja Católica no Pará e Amapá, Dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém, acatou todas as propostas do secretário-geral, Dom Antônio Assis, bispo auxiliar de Belém, para ‘arejar’ as mofadas assessorias e estruturas de serviços da entidade. 


Novos dirigentes da CNBB Norte 2: Dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém, presidente; Dom José Maria Chaves, bispo de Abaetetuba, vice-presidente; e Dom Antônio Assis, bispo auxiliar de Belém, secretário-geral /Fotos: Divulgação.

Depois de uma série de reuniões e seminários internos, durante um mês, ficou acertado, por sugestão de Dom Assis, que haverá uma reunião ampliada em agosto, logo após o recesso, com a presença de todos os bispos e assessorias para apresentação das alterações desenhadas e tomada de decisão.

 

Instituição ‘pesada’

 

A intenção é tornar mais leve administrativamente a instituição e menos "pesada" ideologicamente.  Está 'pesando' na estratégia a visão de mundo dos dois dirigentes, mais jovens e integrantes da geração mais recente de presbíteros, portanto, mais modernos, digamos assim. A soma das idades - e da experiência acumulada - dos atuais integrantes da CNBB Norte 2 atinge algo em torno de 700 anos, enquanto o novo secretário-geral e o presidente contam aproximadamente 55 anos de idade, cada um.  

 

Mudança de endereço


Também segue em estudos uma possível mudança de endereço da sede da CNBB, que sairia de um antigo prédio no bairro do Marco, em Belém, para instalações mais modernas, em regime de permuta, em local a ser definido pelos novos dirigentes.


Papo Reto


O governador Helder Barbalho abrilhantou a festa de aniversário de Bragança, dia desses, como sempre faz.

 

Detalhe: entregou ordens de serviço para obras de recuperação de rodovias, mas não a da Rodoplan, empresa da família do prefeito Raimundo Oliveira. Sábia decisão.

 

Tem gente que jura pela fé da mucura que a Aneel vai poupar o consumidor paraense do reajuste de 18,31% na conta de energia elétrica, já em agosto.

 

O Procurador-Geral do Estado, Ricardo Sefer (foto), meio que no desespero, propôs até um "parcelamento" da cacetada, coisa que a Agência, como sempre em relação ao Pará, ignorou solenemente.

 

Frequentadores do Mosqueiro pedem, via coluna, que os Bombeiros evitem a queda do esqueleto da antiga Delegacia de Polícia, na praça da matriz. 

 

E mais: que os órgãos públicos fiscalizem a queima de lixo domésticos não recolhido pela prefeitura. O fumacê incomoda muita gente.

 

Aliás, as ruas de Mosqueiro, além de esburacadas, formam lixões neste mês de alta frequência.

 

A eGenesis, empresa de Massachusetts, nos Estados Unidos, iniciou testes de transplantes de corações de porco em babuínos para abrir caminho para que transplantes semelhantes sejam feitos em bebês humanos já em 2024.

 

A nova tecnologia promete pôr fim à matança anual de sete bilhões de pintinhos machos recém-nascidos, porque não crescem para botar ovos e são de raça inadequada para produção de carne.

 

A Organização Mundial da Saúde confirma o primeiro surto de gripe aviária entre gatos, na Polônia.

 

Um colossal incêndio florestal atinge cidades costeiras próximas a Atenas, na Grécia, país mediterrâneo que alcançou temperatura de 44,2ºC nesse fim de semana.

 

Gratuidade nos ônibus das linhas em favelas em Belo Horizonte passa a ser lei. O programa Tarifa Zero foi instituído pela nova legislação do transporte urbano de ônibus da capital mineira, sancionada no último dia 5 pela prefeitura.

 

Furioso com as exigências da União Europeia sobre exigências climáticas a serem cumpridas pelos países sul-americanos, Lula passou pela Bélgica disposto a brigar pelo acordo com o Mercosul.

 

Caminhoneiros voltam respirar "estado de greve nacional", em protesto contra as alterações em dispositivos legais, validados pelo STF no âmbito da jornada de trabalho, descanso e fracionamento de intervalo.

 

Cientistas comprovam que o tempo passava mais devagar no início do Universo ao observarem, pela primeira vez, a dilatação temporal durante o Amanhecer Cósmico, revelando que as flutuações das galáxias quasar ocorrem em um ritmo cinco vezes mais lento.

Mais matérias Opnião