Emendas suspeitas colocam cerca de 100 parlamentares sob a lupa de Flávio Dino Propaganda eleitoral embutida em votos de boas festas passa batida no TRE Pará Galvão Bueno recebe alta do hospital depois de internação na véspera de Natal
Prevenção

Vacina contra bronquiolite já está disponível para gestantes em toda a Belém

Imunizante tem como objetivo proteger bebês contra formas graves da doença respiratória nos primeiros meses de vida

  • 27 Visualizações
  • 31/12/2025, 12:00
Vacina contra bronquiolite já está disponível para gestantes em toda a Belém

Belém, PA - A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite e outras doenças respiratórias, está disponível na rede municipal de saúde de Belém. O imunizante tem como objetivo proteger bebês contra formas graves da doença respiratória nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade.


A vacinação é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, equivalente ao início do sétimo mês. A proteção ocorre ainda durante a gravidez, por meio da transferência de anticorpos da mãe para o feto, garantindo imunidade passiva ao recém-nascido logo após o nascimento.


A vacina é aplicada em dose única a cada gravidez, conforme recomendação do Ministério da Saúde, e integra o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. A imunização contribui para a redução de internações e complicações associadas à bronquiolite, doença que pode evoluir com dificuldade respiratória e necessidade de atendimento hospitalar em crianças menores de dois anos.


O imunizante está disponível gratuitamente em todas as salas de vacinação do município e pode ser administrado junto a outras vacinas recomendadas no pré-natal, como dTpa e as que combatem a gripe influenza e a covid-19, conforme avaliação da equipe de saúde. Para receber a dose, a gestante deve procurar a unidade de saúde mais próxima, portando documento de identificação e cartão do pré-natal.


Feriado


Durante o período de Ano-Novo, os serviços da prefeitura funcionarão em horários especiais. Os atendimentos ambulatoriais e serviços eletivos ficam suspensos de 31 de dezembro a 2 de janeiro, com retorno no dia 5 de janeiro.


Os serviços de urgência e emergência seguem em funcionamento normalmente, 24 horas por dia. Durante o respectivo período, serão ofertadas nas unidades em funcionamento somente as vacinas dT (dupla adulto) e antirrábica, consideradas de emergência.


Confira onde se vacinar


Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:

UBSs Água Cristal; Paraíso Verde; Águas Lindas; Curió; Castanheira; Marambaia; Mestre Alarino; Aeroporto; Baía do Sol; Carananduba; Furo das Marinhas; Maracajá; Sucurijuquara; Riacho Doce; Terra Firme I e II; Parque Amazônia I; Radional; Condor; Guamá; Jurunas; Terra Firme; Portal da Amazônia; Combu; UBS Fluvial Camilo Salgado; Canal da Pirajá; Barreiro I e II; Galo I; Sacramenta; Providência; Pedreira; Paraíso dos Pássaros; Vila da Barca; Telégrafo; Fátima; Mangueirão; Parque Verde; Panorama XXI; Tapanã; Carmelândia; Pratinha; Bengui II; Satélite; Sideral; Tenoné II; Quinta dos Paricás; Paracuri; Parque Guajará; Icoaraci; Fama; Fidélis; Cotijuba; e Outeiro.


Unidades parceiras:


Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Município de Belém (Iasb) – Tv. Dr. Enéas Pinheiro, 2300 – Marco, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.


Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente (Uremia) – Av. Alcindo Cacela, 1421 – Umarizal, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.


Hospital Geral de Belém (Exército) – Tv. Pombal, S/N – Umarizal, àas segundas, terças, quintas e sextas-feiras de 8h às 12h, às quartas-feiras de 8h às 12h e de 13h às 17h.


Hospital Naval de Belém – Rua do Arsenal, 200 – Cidade Velha, terças e quintas-feiras, de 8h às 12h.


Hospital de Aeronáutica de Belém – Passagem Ana Deusa, 108 – Curió-Utinga, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 15h.


Foto: Divulgação

Mais matérias Saúde

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.