Eleições 2024

Igor Normando aparece em segundo na corrida para a Prefeitura de Belém; Éder Mauro lidera

Levantamento feito pela Paraná Pesquisas mostra, ainda, que o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) lidera no quesito ‘rejeição' com quase 60%.

15/06/2024 20:13
Igor Normando aparece em segundo na corrida para a Prefeitura de Belém; Éder Mauro lidera

Belém, PA - A três meses e meio das eleições que irão escolher prefeitos e vereadores em todo o Brasil, o Instituto Paraná Pesquisas apresenta um novo cenário na corrida pela Prefeitura de Belém. A novidade é Igor Normando, candidato do MDB, que aparece em segundo colocado no cenário estimulado, com 18,4%. Lidera a disputa o deputado federal Eder Mauro (PL), com 30%. O atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), aparece em terceiro com 13,4%.


Rejeição dos candidatos


O levantamento feito pela Paraná Pesquisas mostrou, ainda, a quantas anda a rejeição dos belenenses pelos políticos que, este ano, oferecem seus nomes para assumir o Executivo municipal. Nesse quesito, o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, lidera com 59,4%, quase o dobro do segundo colocado, o deputado Éder Mauro, que é rejeitado por 32,6% da população. Eguchi, Jefferson Lima e Thiago Araújo vêm em seguida com 13,4%, 11,5% e 8,8%, respectivamente. Igor Normando, com 7,6%, ocupa a 6ª posição entre os mais rejeitados.


Influência no voto


A pesquisa mostrou ainda o grau de influência de outros atores políticos na decisão do eleitorado para a disputa, em Belém. Quando questionado sobre em quem “votaria com certeza” na indicação para prefeito, 29% afirmaram que atenderiam a um pedido do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB); 23,3% concordariam com a orientação do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL); e 19,6% aceitariam votar na indicação do atual presidente Lula, do PT.


Na otra ponta da linha, 23,4% disseram que jamais votariam numa indicação feita pelo governador Helder Barbalho. Outros 49,5% afirmaram que não votariam, de jeito nenhum, em um candidato indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. E 47,8% afirmaram que jamais aceitariam votar em um concorrente indicado pelo presidente Lula.


Avaliação do governo municipal


A exemplo de levantamentos anteriores, a pesquisa do Instituto Paraná mostra que a administração do atual prefeito Edmilson Rodrigues, do PSOL, é, sem dúvida, uma das mais mal avaliadas de toda a história de Belém. De acordo com o levantamento, para 70,1% dos moradores da capital, a gestão de Edmilson Rodrigues é ruim ou péssima. Para 14,9% é regular. E outros 13% dos eleitores consideram ótima ou boa.


Sobre a pesquisa


O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 14 de junho de 2024 com 800 moradores de diferentes bairros de Belém. Essa amostragem determina um grau de confiança de 95% para a pesquisa, que conta ainda com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O trabalho de cada entrevistador foi auditado em aproximadamente 20,0% para a garantia da qualidade dos dados coletados. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PA-04749/2024 para o cargo de Prefeito de Belém.


Foto: Divulgação

Mais matérias Política