Pecuaristas discutem “ponto da carne” em plena COP30 e deixam verde para o amanhã Praça do Relógio segue em situação de abandono, apesar de decisão da Justiça Jogo da sucessão ao governo do Pará já aponta as possíveis mudanças de Hana
Recorde

Eleições 2024: 8 em cada 10 prefeitos conseguiram a reeleição, maior número da história

Percentual de reeleitos neste ano é de 81%, enquanto historicamente a taxa fica em torno de 60%

  • 962 Visualizações
  • 10/10/2024, 01:20
Eleições 2024: 8 em cada 10 prefeitos conseguiram a reeleição, maior número da história

São Paulo, SP - Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostrou que oito em cada dez candidatos à prefeito que tentaram a reeleição neste ano obtiveram êxito. Dos 3.006 que tentaram um segundo mandato, 2.444 serão reconduzidos ao cargo. O número pode aumentar, já que ainda há vitórias a serem confirmadas pela Justiça Eleitoral.


Segundo a pesquisa, o percentual de reeleitos neste ano é de 81%, enquanto historicamente a taxa fica em torno de 60%. No ano de 2016, ápice da crise política, o percentual foi de 46%, a única exceção.


De acordo com a CNM, 5.471 prefeitos foram eleitos e 46 ainda aguardam decisão judicial. Outras 52 cidades terão disputas no segundo turno, como São Paulo, onde o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), tenta a reeleição contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).


O PSD foi o grande vencedor destas eleições, com 878 prefeituras conquistadas até terça-feira, 8 -51% das disputas vencidas. PP, União e MDB também se destacam, com 50%, 46% e 45%, respectivamente.


A pesquisa mostra também que legendas progressistas, como PDT e PT, não conseguiram conquistar muitas cadeiras do Executivo. A legenda de Ciro Gomes ganhou apenas uma de quatro disputas em 2024, enquanto o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu uma em cinco.


O PSOL é o único partido com parlamentares na Câmara sem uma prefeitura. O quadro ainda pode mudar, já que o partido está no segundo turno em Petrópolis (RJ) e na capital paulista.


Nos locais onde haverá segundo turno, os eleitores voltam às urnas para definir seus governantes em 27 de outubro


Foto: Divulgação/TSE

Estadão conteúdo

Mais matérias Política

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.