O treinador Dorival Jr. anunciou na tarde desta sexta-feira (1º) a convocação da Seleção Brasileira para os jogos contra Venezuela e Uruguai, os últimos compromissos da Amarelinha neste ano. As partidas serão as últimas neste ano pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O Brasil treinará em Belém entre os dias 11 e 13, antes de embarcar para Maturin, onde enfrentará os venezuelanos no dia seguinte, às 18h. A capital paraense, a duas horas e 45 minutos de distância do local da partida, foi escolhida com o objetivo de encurtar os deslocamentos da delegação.
Logo após o jogo, o grupo terá como destino Salvador, que receberá o confronto contra o Uruguai no dia 19, às 21h45, na Arena Fonte Nova. Na capital baiana, a Seleção treinará no Barradão.
Entre os destaques da convocação, o treinador chamou o zagueiro Murillo, ex-Corinthians e atualmente no Nottingham Forest, da Inglaterra, e deixou Endrick, do Real Madrid, fora da relação. Estêvão e Vini Jr. retornam.
Neymar, que recentemente voltou aos gramados após grave lesão, continua fora da lista de Dorival. A CBF entrou em contato com o atleta de 32 anos e decidiu deixá-lo fora da lista até ele adquirir o ritmo de jogo ideal. O camisa 10 do Al-Hilal, da Arábia Saudita, ficou mais de um ano longe do futebol após romper o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo.
As vitórias sobre Chile (2 a 1) e Peru (4 a 0), as duas piores seleções nas Eliminatórias, deram sobrevida ao trabalho de Dorival Júnior e fizeram o Brasil reagir na tabela de classificação. O Brasil ocupa o quaro lugar, com os mesmos 16 pontos do Uruguai, em terceiro, mas à frente no saldo de gols (7 a 6). Já a Venezuela é apenas a oitava colocada, com 11. A Argentina, atual campeã Mundial e da Copa América, lidera de maneira isolada, com 22.
Veja a lista de jogadores convocados da seleção brasileira
Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Murillo (Nottingham Forest)
Meias: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona)
Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vini Jr. (Real Madrid).
Texto: CBF e Estadão Conteúdo