A Fundação Cultural do Pará apresenta através do Cine Líbero Luxardo a programação dos filmes que serão exibidos nesta semana, entre 13 e 19 de junho. A sala de cinema mais charmosa da cidade exibirá os títulos "Tudo o que Você podia Ser" e "A Revolta dos Búzios" na pré-estreia, os filmes "Crônicas do Irã", e "A Matriarca" também serão novidades na programação e ainda haverá a exibição de sessões paralelas dos projetos Cineliso e Sessões Latinas.
Sessões Regulares
"Tudo o que você podia ser" - Documentário de ficção dirigido por Ricardo Alves Jr. que acompanha Aisha em seu último dia em Belo Horizonte, pois ela está de partida e encara um dia muito especial de com as suas melhores amigas: Bramma, Igui e Will, construindo uma mensagem poderosa sobre a amizade e sua construção de família.
"A revolta dos Búzios" - Filme nacional que retrata um movimento conspiratório ocorrido na Bahia em 1798 em que centenas de homens negros se uniram em um movimento audacioso para derrubar o governo colonial, proclamar a independência e estabelecer uma República democrática, livre da opressão da escravidão.
"Crônicas do Irã" - Acompanha pessoas comuns de todas as esferas da vida enquanto percorrem pelas restrições culturais, religiosas e institucionais impostas a elas por várias autoridades, de professores a burocratas, oferecendo um retrato da complexa sociedade iraniana.
"A Matriarca" - Filme de 2023 dirigido por Matthew Saville e Charlotte Rampling e conta a história de Ruth, uma renomada correspondente de guerra, que agora está aposentada. Após se distrair por meio do álcool, resulta em uma perna fraturada. Seu neto, foi expulso do internato onde morava por conta da sua rebeldia que se aflorou após a morte de sua mãe. Por conta disso, ele é obrigado a ir morar com a avó, que até então não conhecia.
"A Hora da Estrela" - Conta a história de Macabéa, uma jovem feia e órfã solta no mundo aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do seu encontro com as artimanhas da cidade grande.
Sessões paralelas
Cineliso: Gatinhas e Gatões
O filme retrata a vida de Samantha Baker, uma adolescente que está completando 16 anos, e sonha em namorar com um colega do colégio, que infelizmente namora uma linda jovem. Além disso, em virtude do casamento de sua irmã mais velha seu aniversário é totalmente esquecido, e como se não bastasse, um garoto começa a assediá-la de forma inconveniente.
Sessões Latinas: Buena Vista Social Club
O documentário mostra a trajetória do guitarrista Ry Cooder, que em 1996 foi a Cuba gravar um cd com músicos que estavam no ostracismo. Dois anos depois, voltou à ilha na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe para filmar este documentário.
Programação:
13/06
16h30: A Hora da Estrela
18h20: Crônicas do Irã
19h50: A Matriarca
14/06
16h40: A Matriarca
18h30: Crônicas do Irã
20h: Tudo O Que Você Podia Ser
15/06
14h30: Cineliso: Gatinhos e Gatões
17h: A Revolta dos Búzios
18h30: Crônicas do Irã
20h: A Matriarca
16/06
16h30: A Hora da Estrela
18h20: A Matriarca
20h10: Crônicas do Irã
17/06
15h40: Crônicas do Irã
17h10: A Hora da Estrela
19H: Sessões Latinas: Buenas Vistas Social Club
18/06
16h30: A Matriarca
18h20: Crônicas do Irã
19h50: A Hora da Estrela
19/06
16h30: A Hora da Estrela
18h20: A Matriarca
20h10: Crônicas do Irã
Fonte: Ascom/FCP
Foto: Divulgação