A Apple traz para o Brasil formato de pagamento inédito na América Latina. Depois de lançar o iPhone 15 na semana passada, a companhia anuncia esta semana, no país, uma nova modalidade chamada "Tap on phone”. O objetivo é substituir as maquininhas de cartão de crédito e débito no comércio pelo próprio iPhone ou o Apple Watch na hora de fazer o pagamento.
Para isso, a nova solução, também chamada de "Tap to Pay", já conta com a parceria da CloudWalk, dona da marca de maquininhas InfinitePay. Segundo a Apple, a solução estará disponível em breve - inicialmente - para as empresas Nubank, Stone e SumUp.
Pelo mecanismo, o comerciante, como uma pequena e média empresa ou empreendedor, poderá oferecer o próprio iPhone como meio de pagamento. Assim, o cliente poderá aproximar seu celular (ou um cartão de crédito ou débito com a tecnologia de aproximação) ao smartphone do comerciante para efetuar o pagamento em vez de inserir o cartão na maquininha.
Primeiro na América Latina
A solução da Apple foi lançada recentemente nos Estados Unidos e está disponível apenas em Taiwan, Austrália, Reino Unido e Holanda.
"O Brasil é uma nação de muito empreendedorismo, e agora as empresas terão a possibilidade de aceitar pagamentos por aproximação em todos os locais de operação”, anunciou Jennifer Bailey, vice-presidente da Apple Pay e Apple Wallet.
O Tap to Pay no iPhone funcionará para os clientes com cartões de débito e crédito por aproximação das principais redes de pagamento, incluindo American Express, Mastercard e Visa. Para o comerciante, é preciso ter um iPhone X (lançado em 2018) ou versão mais atual do celular.
“Com essa solução, os comerciantes podem começar rapidamente a aceitar pagamentos por aproximação usando somente um iPhone. Queremos oferecer aos comerciantes a capacidade de aceitar pagamentos rapidamente”, disse Luis Silva, fundador e CEO da CloudWalk.
Segundo Silva, a primeira maquininha InfinitePay foi em 2019. Para ele, a nova solução pode representar, em breve, o fim das maquininhas. "O sucesso da tecnologia Tap To Pay e a rápida adoção dos smartphones como meio de pagamento no Brasil mostram que esse futuro está cada vez mais próximo”.
(Com O Globo)