Equipe de 25 executivos acompanha o evento para a montagem do trabalho final das estruturas para a Convenção do Clima.
poucas semanas do início da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP30, Belém já vive dias fora do comum com o Círio de Nazaré. A festividade religiosa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré é realizada ao longo de duas semanas e deve atrair mais de 2 milhões de pessoas para a procissão deste domingo, 12. Segundo o governo do Pará, a experiência de Belém com o evento religioso "contribui de modo significativo para o planejamento da infraestrutura e logística da COP".

A ideia é compartilhada pela equipe técnica da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, UNFCCC, que desembarcou em Belém na última quarta-feira, 8, e já fica em definitivo na capital paraense para a COP30. O grupo com 25 integrantes vai observar a dinâmica de atuação das forças de segurança, logística e saúde durante as procissões do Círio, além de acompanhar a etapa final de montagem das estruturas e a implementação das logísticas de segurança, saúde, mobilidade e credenciamento da COP 30.
Nesta sexta-feira, o governador Helder Barbalho recebeu em Belém o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que conheceu o Parque da Cidade, local que vai sediar os debates da Conferência. Acompanhado de outras autoridades, o ministro visitou a área de lazer do parque e os prédios do Centro de Economia Criativa e do Centro Gastronômico, de onde foi possível visualizar as estruturas modulares provisórias já montadas para o evento que acontece em novembro.
A ideia das autoridades é usar as procissões do Círio como termômetro para testar a organização e a logística da cidade. A estrutura de receptivo da capital recebeu reforço durante esta temporada em que se espera mais de 70 mil viajantes. Segundo a NOA Airports, concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, serão 461 voos comerciais entre embarques, desembarques e conexões no período de 9 a 13 de outubro, 10% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 63.596 passageiros.
O governo do Estado montou uma estrutura de salas de monitoramento equipadas com tecnologia de ponta, uma sala de comando e articulação estratégica, espaço para a equipe de resposta rápida e área de descanso para os profissionais. Durante as procissões, o Centro Integrado de Operações de Controle em Saúde, Ciocs, acompanhará o deslocamento dos fiéis e o fluxo de atendimentos médicos realizados nos hospitais credenciados e nos postos de atendimento montados ao longo dos trajetos, que contam com equipes multidisciplinares e ambulâncias em pontos estratégicos.
A rede hoteleira de Belém também está maior e ganhou mais de 4 mil novos leitos no intervalo de um ano. O aumento de vagas é devido à inauguração de oito novos hotéis, cuja construção foi incentivada pelos investimentos da COP30 e o fomento ao turismo regional. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Pará aponta que a cidade tem atualmente 24 mil leitos disponíveis, incluindo empreendimentos de alto padrão. Há dois anos, quando foi realizada a Cúpula da Amazônia, a capacidade era de 18 mil leitos.
"O Círio vai ser um teste para os novos hotéis, que vão começar a funcionar. É uma experiência importante para averiguar os serviços e fazer as correções necessárias", diz Tony Santiago, presidente da ABIH, que garante que o aumento da oferta já reflete nos valores cobrados. "O mercado resolveu não arriscar, principalmente porque são de hotéis de cadeias internacionais. Os preços estão dentro do padrão da alta temporada."
Para a realização da COP30, Belém recebeu mais de R$ 4,5 bilhões em investimentos para a construção e melhoria da infraestrutura urbana da cidade, incluindo novas vias, espaços de lazer, obras de macrodrenagem e portos. De acordo com o governo, a maioria das obras planejadas já foram entregues ou serão inauguradas até o final de outubro e poderão ser usufruídas pelos visitantes do Círio.
O plano de segurança para a cúpula do clima está em ajustes finais e envolve uma ação integrada entre órgãos federais, estaduais e municipais aos moldes de outros grandes eventos internacionais sediados no Brasil, como a Copa do Mundo-2014 e o encontro do BRICS neste ano. O trabalho terá foco na segurança das autoridades e dos eventos, na proteção das infraestruturas críticas e na segurança cibernética. Durante o Círio, 12 mil agentes de segurança de forças federais, estaduais e municipais estão envolvidos.
"O Círio de Nazaré é um evento de grandes proporções que já faz parte do calendário e da logística de Belém. Ele serve como teste para a COP30, especialmente em pontos como operação dos aeroportos e gestão do tráfego. São experiências práticas que nos permitem calibrar e aperfeiçoar os planos para a COP30. As forças de segurança já estão realizando testes durante o Círio, visualizando a operação da COP, o que é uma oportunidade singular para ajustes finais", afirmou o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.