Encantos de Cuba perdem o verniz para o colapso econômico e escolhas internas Deboche "enlatado" agita conservadores e vira combustível da disputa eleitoral TSE anula julgamento que cassou Beto Faro e devolve caso ao TRE-PA
Tecnologia e segurança

Remo x Internacional dará início ao acesso por biometria facial no Mangueirão

Novo sistema conta com 106 leitores de reconhecimento e passará a ser obrigatório em março; mais de 10 mil torcedores já realizaram o cadastro

  • 40 Visualizações
  • 22/02/26 09:00
Remo x Internacional dará início ao acesso por biometria facial no Mangueirão

Belém, PA - O Mangueirão passará a utilizar, no próximo dia 25/2, a biometria facial em caráter de jogo-teste durante a partida entre Remo e Internacional, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Um total de 106 leitores de reconhecimento facial estarão em operação, inserindo o estádio em uma tendência já adotada por grandes arenas do Brasil e do mundo e que garantem mais segurança, agilidade e comodidade aos torcedores.


O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), iniciou, na última semana, a campanha de cadastramento voltada a todos que frequentam o maior estádio do Estado. Até o momento, mais de 10 mil pessoas já realizaram o cadastramento na plataforma oficial. Importante dizer que a antecipação do processo vai ajudar a evitar filas na hora de ingressar ao estádio.


O primeiro jogo oficial com acesso 100% pelo sistema de bioametria no Mangueirão será no dia 12 de março, quando o Remo receberá o Fluminense, às 19h, pela 5ª rodada do Brasileirão. A partir desta partida, o acesso ao estádio será feito exclusivamente pelo sistema biométrico, eliminando o uso de ingressos físicos, cartões ou qualquer outro meio de entrada.


Tecnologia e segurança


O sistema foi fornecido pela empresa Imply e conta com monitoramento nas catracas, identificação biométrica dos espectadores e central técnica de informações. A tecnologia também permite o monitoramento por imagem do público presente, além de garantir punições como a proibição de acesso à praça pública em casos de delitos relacionados aos eventos esportivos.


Além de proporcionar mais rapidez na entrada, a biometria torna o acesso pessoal e intransferível, dificultando a ação de cambistas e o uso de ingressos falsos. O sistema será integrado aos clubes, permitindo que o torcedor já cadastrado compre ingressos normalmente e utilize apenas a leitura facial nos mais de 100 equipamentos distribuídos pelo estádio.


A ferramenta também será integrada aos órgãos de segurança pública, possibilitando a identificação de pessoas que tentem acessar o estádio de forma irregular ou que estejam envolvidas em práticas criminosas.


A iniciativa também atende às exigências da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), que determina o controle e a fiscalização do acesso do público em arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil pessoas.


O cadastro passo a passo


O cadastro deve ser feito previamente pelo site mangueirao.eleventickets.com. O processo é simples, rápido e pode ser realizado pelo celular. Em seguida, é preciso:


Inserir corretamente os dados pessoais, com e-mail válido;
Apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH). Para estrangeiros, é exigido passaporte;
Realizar o escaneamento facial em local bem iluminado;
Evitar o uso de acessórios como chapéus e óculos.

Para concluir o cadastramento, é necessário o pagamento de uma taxa única de manutenção e suporte, no valor de R$ 1,98, via cartão de crédito ou Pix. Após a finalização, o torcedor estará apto a acessar o estádio exclusivamente por meio do reconhecimento facial.


Foto: Divulgação

Mais matérias Esportes

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.