Os crimes de roubo e estupro ocorriam após corridas de mototaxis serem desviadas do percurso original e levarem as vítimas a áreas soturnas
Belém, PA - A Polícia Civil do Estado do Pará deflagrou a operação “Coimbra” para dar cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra investigados de cometer roubos e estupros em série contra mulheres. As vítimas acionavam serviços de mototaxistas nas saídas de festas e eventos e, no decorrer do percurso, eram levadas a locais soturnos, onde eram roubadas e violentadas por três homens.
A ação policial aconteceu em duas fases e foi coordenada pela Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), e pelo Núcleo de Inteligência Policial (NIP), além de contar com o apoio Delegacia de Enfrentamento ao Feminicídio (DEFEM) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).
A primeira fase da operação aconteceu no último sábado (14) e culminou com a prisão de um dos envolvidos no crime.
“Um homem, que atua na função de receptador, foi preso em sua residência, localizada no bairro do Distrito Industrial, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. Com ele foram apreendidos vários aparelhos celulares oriundos dos roubos cometidos contra as vítimas e motocicletas utilizadas no crime”, detalhou a delegada Sawana Fontes, responsável pelas investigações.
O caso
As vítimas, em sua maioria, solicitavam corridas de mototaxistas na saída de eventos. Durante o percurso, o trajeto era desviado, o homem as levava para a passagem Coimbra, localizada em Ananindeua, onde o roubo e o estupro ocorriam. "Junto ao condutor da motocicleta, outros envolvidos acompanhavam a rota percorrida para a prática dos crimes.
A primeira vítima compareceu à delegacia no dia 14 de dezembro de 2025, momento em que iniciamos as investigações. Outras quatro mulheres registraram boletim relatando as mesmas ocorrências. Percebemos, então, que havia a mesma forma de agir, por isso juntamos todos esses casos. Estima-se que existam muitas outras vítimas dos criminosos”, continuou a delegada.
Foram instaurados cinco inquéritos policiais em decorrência de estupros e roubos nessas mesmas circunstâncias. Para isso, foi montada uma força-tarefa que resultou na identificação do primeiro alvo e, após sua prisão, os policiais chegaram aos outros autores.
Já na tarde desta sexta-feira (20), foi deflagrada a segunda fase da operação para localizar os outros três envolvidos que cometiam os crimes juntamente com o suspeito que foi preso no último sábado.
“Diante disso, as investigações foram ainda mais intensificadas e, com base nos novos elementos probatórios, foi novamente representado pelas prisões preventivas e pelos mandados de busca e apreensão. Durante as diligências que aconteceram na tarde de hoje (20), as equipes policiais foram recebidas com disparos de arma de fogo efetuados pelos investigados. Diante da injusta agressão, houve a necessidade de reação proporcional por parte da equipe policial, com o objetivo de cessar a agressão e preservar a integridade da equipe e de terceiros. Os autores dos disparos iniciais foram atingidos e socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram”, contou a delegada Emanuela Amorim, titular da DAV.
Os dois homens foram localizados no bairro da Cidade Nova, em Ananindeua, e com eles foram apreendidos uma arma de fogo, um simulacro de arma de fogo e três motocicletas. As diligências continuam para localizar e prender o outro investigado pelos crimes que permanece foragido, bem como outras possíveis vítimas.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.