Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias Vereador Braga perde mais de 200 aliados em Ananindeua após rachar com prefeito Aquecimento global coloca Amazônia em alerta e com perdas de vidas humanas
Socialização

Estado e Prefeitura articulam convênio para contratação de pessoas privadas de liberdade

Parceria prevê a produção de lixeiras de concreto para alguns pontos da capital paraense, e de blocos de concreto para pavimentação de vias

  • 237 Visualizações
  • 11/07/2025, 15:00
Estado e Prefeitura articulam convênio para contratação de pessoas privadas de liberdade

Belém, PA - Em reunião realizada na Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana, Sezel, governo do Estado e Prefeitura de Belém acordaram a realização, de imediato, de dois projetos-pilotos voltados a obras de urbanização da capital paraense com a utilização de mão de obra de pessoas privadas de liberdade, antes da celebração de um convênio específico para essa iniciativa.


Participaram da reunião Belchior Machado, diretor de Trabalho e Produção da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e Cleidson Ferreira, secretário de Zeladoria e Conservação Urbana do município de Belém.


Conforme as tratativas entre os dois governos, custodiados serão contratados para confeccionar lixeiras de concreto, as quais serão instaladas em pontos estratégicos, e também produzir blocos de concreto destinados à pavimentação de várias ruas. Neste primeiro momento, dois bairros da capital paraense serão contemplados pela parceria. Os locais ainda serão definidos. 


“A iniciativa é importante para a urbanização da cidade, além de ter um impacto social significativo. Essa prática não apenas contribui para a pavimentação de ruas, mas também oferece aos custodiados a oportunidade de participar ativamente no processo produtivo e de reinserção social”, declarou Belchior Machado.


Economia


Ainda de acordo com Belchior Machado, o convênio representa uma estratégia de economia. “O uso desses blocos no processo de urbanização traz benefícios diretos para a cidade de Belém, ao mesmo tempo em que reduz custos de pavimentação de ruas”, explicou o diretor da Seap.


Pela Secretaria de Estado, ainda estiveram presentes Raquel Lima, coordenadora de Trabalho e Produção; Renata Carvalho, coordenadora de Produção, e Ouarde Danielle, gerente de Equipamentos e Maquinários, e pela Sezel, Artur Magno, diretor de Gestão de Dados; Fernando Camarinha, secretário executivo de Manutenção de Malha, e Marcus Athayde, diretor de Desenvolvimento Urbano.


Foto: Alielson Modesto

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.