Belém, PA - Com o tema "danças regionais", a 9ª edição do projeto Unama Fest Dance acontece na próxima terça-feira, 22, às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur. O festival é promovido pela Universidade da Amazônia, Unama, por meio do seu curso de Educação Física. A entrada é gratuita.
Realizado desde 2017, o Unama Fest Dance recebe todos os anos diversos grupos e companhias de dança para se apresentarem ao público. Em alusão à Amazônia e a COP30, este ano os participantes vão performar danças em ritmo paraense.
O festival é coordenado pela professora Mariela de Sanatana Maneschy, que ministra a disciplina de Metodologia da Dança, e alunos do 3º semestre do curso de Educação Física. O objetivo do projeto é incentivar a participação de jovens e adultos em atividades artísticas e valorizar o trabalho desses profissionais.
No total, 17 equipes vão se apresentar: Cia Khaos; Alegro Ballet; Blacklist Crew; Cinthia Tavares; Dukes Crew; Favelado's Family Dance Crew; Auxiliadora Monteiro Company; Manuela Celina; Dansare Espaço Experimental; Projeto MS Dance; Ana Carolina & Josué Caleb; Thiele Souza e Monique Lassance; Jéssica Diana Muniz, Jeeh Diana Studio de Dança; Volé Cia de Dança; Lizarte Escola de Dança e Lorena Tork.
Para a idealizadora do projeto, Mariela Maneschy, o Fest Dance carrega um legado muito importante para o curso de Educação Física. "Hoje nós somos o maior festival universitário da nossa região. A nossa maior motivação para a criação desse evento é enriquecer a formação dos acadêmicos do curso, promovendo aprendizado, conhecimento e oportunidades de network, além de valorizar e colocar em evidência a cultura e a arte regionais", afirma.
Além de divertir o público, as atividades possuem vínculo acadêmico-científico, explica a coordenadora do curso, Camila Rodrigues. "O festival faz parte das atividades avaliativas dos universitários, colaborando para o conhecimento sobre diferentes ritmos, arte e cultura no mundo. Dessa vez, focamos na identidade que temos na Amazônia, reconhecendo nossa riqueza em multilinguagens e danças", comemora.
Foto: Divulgação