A Vale e a Nokia estão unidas para transformar a mineração com o desenvolvimento de uma solução de monitoramento "cognitivo" na maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, Carajás. Essa tecnologia inovadora, desenvolvida pela Nokia Bell Labs, combina inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para criar redes capazes de "sentir, pensar e agir". O objetivo? Aumentar a segurança e otimizar a produtividade.
Em Carajás, mais de 100 veículos autônomos serão monitorados em tempo real, por meio de um gêmeo digital, replicando as operações críticas da mina. Essa rede permite automação do planejamento e decisões rápidas, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a eficiência das operações.
O monitoramento cognitivo relaciona dados de caminhões e perfuratrizes a KPIs de conectividade, garantindo uma operação mais ágil e segura. Além de transformar a performance das operações, essa inovação reforça o compromisso da Vale com a sustentabilidade e a excelência operacional, consolidando seu papel de liderança no setor global de mineração.
Foto: Marco Santos/ Agência Pará