São Paulo (SP) - As indicações para o Grammy Latino 2023 foram oficialmente divulgadas na terça, 19, e entre os artistas que vão concorrer ao prêmio estão as colombianas Shakira e Karol G, ambas na disputa por 7 troféus cada uma. Da lista de indicados brasileiros fazem parte Thiaguinho, Gaby Amarantos, João Gomes, Chitãozinho e Xororó e Marília Mendonça, que morreu em 2021 e foi indicada para álbum de música sertaneja com Decretos Reais, Vol. 3. Ela concorre com Daniel, Jorge & Mateus, Chitãozinho & Xororó e Lauana Prado.
Com 56 categorias, a 24ª edição vai ocorrer no dia 16 de novembro e a cerimônia, tradicionalmente organizada nos Estados Unidos, será realizada, desta vez, em Sevilha, na Espanha.
A cantora pernambucana Natascha Falcão, indicada para a categoria de artista revelação, é a única brasileira nas quatro maiores categorias do prêmio: álbum do ano, artista revelação, canção do ano e gravação do ano.
A ausência de Anitta na lista de indicados causou revolta dos seus fãs nas redes sociais, assim como as de Jão e Luísa Sonza. A não indicação deles tem uma explicação: o Grammy só aceita gravações lançadas de 1° de junho de 2022 até 31 de maio de 2023 e os três lançaram seus trabalhos após esse prazo.
TITÃS
Nas premiações reservadas às canções em língua portuguesa estão veteranos como Titãs, Djavan e Chico Buarque e apareceram também nomes mais jovens, como João Gomes e Iza.
Outros artistas brasileiros que estão disputando os prêmios são Andreas Kisser e Andrés Giménez, na categoria melhor música de rock com Depredadores, e Cristovão Bastos e Mauro Senise, por Choro Negro, na categoria de melhor álbum instrumental.