São Paulo, SP - A Temporada França-Brasil 2025, organizada de abril a setembro na França e de agosto a dezembro no Brasil, é um conjunto de eventos e encontros que celebram 200 anos de relação diplomática e amizade entre os 2 países.
A decisão de organizar a Temporada foi tomada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva em junho de 2023, em Paris, com o objetivo de impulsionar a cooperação bilateral, fortalecer as respostas conjuntas aos desafios políticos, sociais e ecológicos contemporâneos, e apresentar a riqueza e diversidade da cultura de ambos os países.
“Da missão artística de Debret à voz de Ailton Krenak, a Temporada 2025 honra uma trajetória de fascínio e enriquecimento mútuo”, afirma Emmanuel Lenain, Embaixador da França no Brasil.
A Temporada está coordenada pelo Institut Français e o Instituto Guimarães Rosa em estreita colaboração com as Embaixadas da França no Brasil e do Brasil na França, sob a autoridade dos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura de ambos os países. Os comissários são Anne Louyot (programação no Brasil) e Emilio Kalil (programação na França).
“A França e o Brasil são dois parceiros estratégicos unidos por destinos comuns: o Atlântico Sul e a Amazônia. Por meio da programação da Temporada França-Brasil, queremos reafirmar que é através do diálogo, da cooperação e da cultura que podemos continuar construindo respostas justas e duradouras para os desafios de hoje e de amanhã”, destaca Emmanuel Macron, presidente da França.
A Temporada no Brasil
No geral, mais de 300 eventos acontecerão em 15 cidades brasileiras, com participantes vindo de 16 regiões francesas, assim como de vários países africanos, com o objetivo de estreitar as relações e o diálogo entre os 3 continentes. A participação ativa das regiões francesas das Américas (Guiana Francesa, Martinica, Guadalupe) deve ser destacada.
Os eventos são frutos de intercâmbios e cooperações entre festivais, museus, teatros, universidades, empresas, ONGs, artistas, pensadores, pesquisadores, jovens, sociedades civis dos dois países.
Além do impacto simbólico e cultural, a Temporada desempenhará um papel estratégico nas relações internacionais e diplomáticas, consolidando o Brasil como principal parceiro da França na América do Sul nas áreas de cultura, ciência, sustentabilidade e inovação.
Essa iniciativa representa uma oportunidade única para fortalecer os vínculos entre as sociedades francesa e brasileira, promovendo o diálogo, a diversidade e a construção conjunta de um futuro mais sustentável, criativo e solidário.
Foto: Divulgação