Camisas, bonés, pulseiras, banners, copos, shorts e vários outros materiais foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão
Belém, PA - A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE), unidade vinculada à Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), deflagrou a operação “Fênix Fantasma” para cumprir mandados de busca e apreensão nas sedes das torcidas organizadas “Remoçada” e “Terror Bicolor”, que foram extintas por decisão judicial desde o ano de 2007, e retirar de circulação todo e qualquer produto que fizesse referência às torcidas.
“Durante os jogos dos clubes de Remo e Paysandu, nós recebíamos muitos materiais que faziam referência às torcidas extintas. Quando abordados, os torcedores informaram que estes produtos eram adquiridos nas sedes das torcidas organizadas, o que nos levou a representar, junto à Justiça, para a obtenção dos mandados judiciais de busca e apreensão para que pudéssemos recolher os produtos que fizessem alusão à ‘Remoçada’ e à ‘Terror Bicolor’, como adereços, insígnias, símbolos e ano de fundação associados às agremiações proibidas. A atuação da nossa equipe ocorreu para dar o devido cumprimento à decisão judicial que proíbe a circulação dos referidos materiais”, explicou o delegado Marcos André Araújo, diretor da DPTGE.
A reincidência na utilização de símbolos, nomes ou expressões das torcidas extintas pode configurar o crime de desobediência, previsto no Artigo 359 do Código Penal, uma vez que viola a determinação expressa do Poder Judiciário.
A PCPA reafirma seu compromisso com a preservação da ordem pública, com a segurança nos grandes eventos esportivos e com o respeito às determinações legais e judiciais vigentes.
Camisas, bonés, pulseiras, banners, copos, shorts e outros materiais foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Proteção ao Torcedor e Grandes Eventos (DPTGE).
Fênix Fantasma
O nome da operação faz alusão à tentativa de reestruturação clandestina das torcidas organizadas “Remoçada” e “Terror Bicolor”, ligadas respectivamente aos clubes Remo e Paysandu, ambas formalmente extintas por decisão judicial proferida em 2007 pela 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital.
A referida decisão determinou a extinção das torcidas, o cancelamento de seus CNPJs junto aos registros competentes e a proibição do uso de quaisquer nomes, símbolos ou expressões que remetam às organizações dissolvidas.
Informações e Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.