A cidade de Belém vem se desenvolvendo na área da tecnologia com o programa "Belém Inteligente", promovido pela Prefeitura de Belém. Na tarde de ontem (22), foram lançadas duas plataformas digitais que poderão ser usadas pela população da capital paraense de forma gratuita e com o objetivo de oferecer oportunidades em diversas áreas. Os lançamentos foram no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
A primeira plataforma lançada foi a "Rede Belém Aberta", que é uma tecnologia para facilitar o acesso dos empreendedores digitais paraenses para desenvolverem soluções tecnológicas que possam ter impacto social abrangente, de uma forma cooperativa.
A iniciativa da criação da plataforma é de forma cooperativa entre a Prefeitura de Belém, Associação Das Empresas Paraenses de Software e Tecnologia de Informação (Paratic), Jambu Tecnologia e Universidade Federal do Pará (UFPA).
A plataforma, neste primeiro momento, visa às áreas do aprendizado e ensino, ligando as redes de empresas de educação e pessoas que buscam qualificação, para se conectarem. O objetivo é que sejam oferecidos cursos pelas instituições de ensino e que a população possa fazer de forma gratuita e se qualificar e conseguir um emprego.
"Esse primeiro momento visa ao aprendizado e ensino, trabalho, oportunidades de bolsas e estágios. Depois do mês de março será trabalhada a mobilidade, a reciclagem. Vai ter a área da saúde integrada também", explicou Marcelo Sá, da Paratic.
"É muito satisfatório ver iniciativas como a Rede Belém Aberta, uma medida inovadora de serviços digitais abertos que temos que valorizar e incentivar, e quem vai ganhar é a população", comentou Antônio Paracampo, presidente da Companhia de Tecnologia de Informação de Belém (Cinbesa). "A Cinbesa busca a cada momento aderir à transformação digital, e a Rede Belém Aberta vem ao encontro desse objetivo de tornar Belém uma cidade mais inteligente e sustentável".
A Rede Belém Aberta pode ser acessada pelo site: www.redebelemaberta.com.br
Dados sobre Belém
Também foi lançada a plataforma digital “Belém em Números”, de criação da Prefeitura de Belém. O objetivo é proporcionar aos setores público e privado, comunidades acadêmicas e à sociedade em geral informações sobre Belém.
Dentro da plataforma é oferecida uma grande quantidade de serviços e informações sobre: demografia, educação, saúde, segurança pública, assistência social, economia, mobilidade urbana, saneamento ambiental, meio ambiente, habitação, turismo, gestão fiscal e cultura.
A ferramenta foi desenvolvida pela Cinbesa e formatada pela Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), com o objetivo de proporcionar uma acesso mais rápido e fácil aos dados municipais da capital paraense.
"Belém não tinha nenhuma plataforma que pudesse disponibilizar para o público as estatísticas criadas pelo próprio município sobre a cidade. Então a gente tinha que acessar IBGE, outras coisas, mas existem os dados que o município que produz", explicou o titular da Segep, Cláudio Puty. "Dados da saúde, dados da educação, são transmitidos pelo governo federal, mas nós produzimos esses dados. Então nós criamos uma integração dos mecanismos de produção de dados. Ela é um passo inicial, nós temos séries de 10 anos, 15 anos, obviamente Belém tem muito mais história, então tem um trabalho adiante para produzirmos mais".
A plataforma pode ser acessada por meio do link https://numeros.belem.pa.gov.br/, e disponibiliza séries históricas em tabelas com informações estruturadas sobre Belém, obtidas nos sites oficiais e órgãos públicos federais e estaduais, além da base de dados municipal. O painel conta com a visualização em dashboard interativo e também o download das tabelas editáveis em xls.
Agência Belém