Pecuaristas discutem “ponto da carne” em plena COP30 e deixam verde para o amanhã Praça do Relógio segue em situação de abandono, apesar de decisão da Justiça Jogo da sucessão ao governo do Pará já aponta as possíveis mudanças de Hana
Luto

Pedro Veriano, pioneiro da crítica de cinema em Belém, morre aos 88 anos

Ele foi um dos maiores expoentes da cultura cinematográfica paraense

  • 635 Visualizações
  • 06/01/2025, 19:09
Pedro Veriano, pioneiro da crítica de cinema em Belém, morre aos 88 anos

Pedro Veriano, médico, jornalista, crítico e pesquisador de cinema, faleceu nesta segunda-feira (6), aos 88 anos, em um hospital de Belém, onde estava internado em estado grave nos últimos dias. Reconhecido como um dos críticos mais antigos em atividade, Veriano foi uma figura fundamental no desenvolvimento do cineclubismo e da crítica cinematográfica no Pará.

Ao longo de sua carreira, ele escreveu três livros importantes sobre o tema: “A Crítica de Cinema em Belém”, “Cinema no Tucupi” e “Fazendo Fitas”.

Além de seu trabalho como escritor, Veriano foi colunista de cinema no jornal "A Província do Pará" de 1963 até 2001 e manteve uma coluna na publicação "A Voz de Nazaré". Ele também teve papel ativo na produção de curtas-metragens e vídeos, além de liderar a Associação dos Críticos de Cinema do Pará (APCC) por vários anos.

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.