Brasil elucida apenas 36% dos casos; Segup afirma que estudo não inclui dados do Pará "Pelo bem do turismo, pelo bem do povo do Pará e pela COP30" Sabino fica com Lula Ainda que aos trancos barrancos, TRE fecha cassação de senador do PT por um voto
Saúde

OMS declara Mpox uma emergência de saúde internacional

Doença, conhecida como "varíola dos macacos, avança na África

  • 909 Visualizações
  • 14/08/2024, 16:20
OMS declara Mpox uma emergência de saúde internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira, 14, a Mpox uma emergência de saúde pública de importância internacional. A doença, conhecida popularmente como varíola dos macacos, tem registrado disseminação na República Democrática do Congo e em outros países da África.

Em coletiva de imprensa nesta quarta, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse ter recebido do Comitê de Emergência a recomendação para acionar o alerta máximo da entidade sobre um surto.

"A detecção e a rápida propagação de uma nova variante de mpox no leste da República Democrática do Congo, a sua detecção em países vizinhos que não tinham reportado a mpox anteriormente e o potencial para uma maior propagação dentro de África e fora dela são muito preocupantes", disse Tedros.

A OMS estima precisar de US$ 15 milhões para desenhar a resposta imediata à nova emergência, dos quais US$ 1,5 milhão já foram mobilizados por meio de um fundo de contingência. "Planejamos lançar mais nos próximos dias. Também apelamos aos doadores para financiarem o resto do plano de resposta", exortou Tedros.

Estadão Conteúdo

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.