O santuário arquidiocesano da região episcopal de Nossa Senhora do Ó está oficialmente criado. A celebração foi realizada neste domingo, 20, durante missa solene na presença de centenas de fiéis que lotaram a igreja matriz e um anexo instalado ao lado do templo religioso. A programação foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que fez uma breve caminhada pelas ruas da ilha, acompanhado pelo padre Erick Araújo, diáconos, pastorais e comunidades da paróquia de Nossa Senhora do Ó.
Caravanas das paróquias de Nossa Senhora da Conceição, do bairro de Carananduba; São Pedro Pescador, da Baía do Sol; Nossa Senhora do Carmo, do município de Benevides; São Francisco de Assis, de Murinim, distrito de Santa Izabel do Pará; e ainda dezenas de famílias do município de Santa Bárbara do Pará e de Belém acompanharam o evento religioso.
“A celebração movimentou Mosqueiro desde o início da semana com as ações da semana vocacional, visitando as comunidades e com as famílias mosqueirenses acolhendo seus amigos, parentes e o povo de Deus, pois, estamos e estaremos em festa em louvor a nossa padroeira”, disse Fernando Feitosa, coordenador das ações do Círio de Nossa Senhora do Ó.
Elevação – A elevação da paróquia de Nossa Senhora do Ó a santuário arquidiocesano é um o título concedido pela igreja de Belém às paróquias que desempenham papel especial na vida espiritual da comunidade. Em Mosqueiro, Nossa Senhora do Ó é padroeira e sua devoção remete a criação do distrito, em 1868, quando o templo era apenas uma singela igrejinha. O Círio, que este ano completa 138 anos, é celebrado no segundo domingo do mês de dezembro, reúne milhares de fiéis, que também participam de outras 13 romarias relacionadas ao tema com caminhadas, missa, novenas e encontros domésticos.
Em 2023, a Arquidiocese de Belém já contabiliza cinco, dos seis santuários previstos: Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, o primeiro criado em 2006; Santuário de São Judas Tadeu (Região Sant’Ana); Santuário Nossa Senhora das Graças (Região Menino Deus); Santuário de Santa Rita de Cássia (Região São Vicente de Paulo); Santuário de Nossa Senhora do Ó (Região Nossa Senhora do Ó); Santuário São João Batista (Região São João Batista); e a próxima e última elevação deste calendário será a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio (Região Coração Eucarístico de Jesus).
Para Dom Alberto Taveira Corrêa, a criação dos santuários visa aumentar as ações católicas, por meio de peregrinações e trabalho voltado à comunidade e os mais pobres. Em sua homília, durante a missa solene em Mosqueiro, o líder religioso da fé católica, destacou a figura de Maria como evangelizadora e santa elevada ao céu. Ele também relembrou o aniversário de 50 anos da sua ordenação sacerdotal e agradeceu o trabalho do clero como expressão da igreja.
Romarias - Com elevação a santuário, a igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, se transforma também em local permanente de peregrinações e romarias. Segundo o padre Erick Araújo, pároco, as visitações serão intensificadas, envolvendo todas as paróquias da região episcopal de Nossa Senhora do Ó.
Na festa deste domingo, muita gente aproveitou para fazer a primeira visita a igreja matriz de Mosqueiro. Foi o caso da romeira, Dieny Silva de Sousa, que veio acompanha das irmãs e primas para celebração. “A gente recebe graças todos os dias pela nossa fé em Nossa Senhora, hoje, eu estava com enxaqueca, mas melhorei e estou aqui e muito feliz por ver essa festa linda”, disse.
Por Agência Belém