Belém, PA - Em visita a Belém, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participa, na próxima quarta-feira, 23, do lançamento do Projeto Ubíqua "Ser Recicla", no auditório David Mufarrej, da Universidade da Amazônia, Unama. A cerimônia começará às 11h, no campus Alcindo Cacela. Macêdo receberá a Comenda Unama 50 anos.
A programação dá continuidade ao calendário do Projeto Ser COP30, que envolve, além de eventos, uma série de atividades de ensino, pesquisa e extensão direcionadas a temáticas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá na capital paraense, em novembro deste ano.
As ações propõem debates sociais que estimulem a conscientização e o interesse dos cidadãos às articulações e os desafios ambientais na região, além de discutir amplamente os impactos sociocultural, econômico e educacional no Norte do país.
Projeto
O Projeto Ser Recicla consolida dentro da universidade uma ferramenta pública de coleta seletiva de resíduos sólidos, que será implementada em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do grupo Ser Educacional, alcançando destaque nacional. As atividades serão apoiadas por organizações e entidades que desenvolvem políticas de reciclagem, impulsionando a sustentabilidade em diversas regiões do país.
Na Amazônia, a consciência ambiental precisa estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, destaca a reitora Betânia Fidalgo Arroyo. "A preservação e respeito à natureza são urgentes. Precisamos pensar e executar projetos que fortaleçam a participação e o compromisso da sociedade em descarte responsável de resíduos sólidos", conclui.
No mesmo dia, o ministro Márcio Macêdo participará de gravações para o Curso Global Crise Climática e Desenvolvimento Sustentável, um dos produtos do Projeto Ser COP30 destinados à distribuição nacional e internacional, capacitando estudantes e o público em geral sobre temas norteadores da COP30.
Foto: Marce Camargo / Agência Brasil