Guerra

Hezbollah lança míssil contra a sede do Mossad em Tel-Aviv

Ataque foi interceptado e Israel relizou ataques aéreos

25/09/2024 09:30
Hezbollah lança míssil contra a sede do Mossad em Tel-Aviv

Israel lançou mais ataques aéreos no Líbano, nesta quarta-feira (25), e matou mais de 20 pessoas após militantes do Hezbollah dispararem foguetes contra Israel, nessas que são as trocas mais pesadas de ataques entre os dois arqui-inimigos em um ano.

Tel-Aviv, 25 - O Hezbollah lançou dezenas de foguetes contra o território de Israel nesta quarta-feira, 25. incluindo um projétil de longa distância que disparou alarmes antiaéreos em Tel-Aviv e em outras partes da região central de Israel.

 

O míssil tinha como alvo a sede do centro de inteligência israelense, o Mossad, em Tel-Aviv, mas acabou interceptado, segundo o governo de Israel. Os israelenses afirmaram também que bombardearam o local de onde partiu o projétil. Em quase um ano desde o início dos ataques mútuos entre Israel e o grupo xiita libanês, este foi o ataque mais distante da fronteira com o Líbano até aqui.


O Exército israelense realizou seus ataques aéreos mais pesados ​​em um ano de conflito nesta semana, mirando líderes do Hezbollah e atingindo centenas de locais no interior do Líbano, enquanto o Hezbollah disparava barragens de foguetes contra Israel.


Em Israel

Não houve trégua nesta quarta-feira (25). Israel disse que seus aviões de guerra estavam realizando ataques extensivos no sul do Líbano e no Vale do Bekaa, um reduto do Hezbollah.


O Ministério da Saúde libanês disse que 23 pessoas morreram nos ataques aéreos israelenses desta quarta-feira. A maioria das mortes foi relatada no sul do país: quatro ocorreram em Joun, três em Ain Qana, duas em Tibneen e três em Bint Jbeil.

 

Outros três foram mortos na vila montanhosa de Maaysrah, ao norte de Beirute. Enquanto isso, sete pessoas morreram no que o Ministério descreveu como “ataques aéreos israelenses consecutivos” em cidades na região de Baalbek-Hermel, no Vale do Bekaa, no leste do Líbano.

 

Dezenas de pessoas também ficaram feridas nos ataques.

O Hezbollah, que é apoiado pelo Irã, disse em um comunicado que havia disparado um míssil na manhã de quarta contra a sede do Mossad “em apoio ao nosso firme povo palestino na Faixa de Gaza e em defesa do Líbano e seu povo”.

 

O Exército israelense disse que um único míssil foi interceptado por sistemas de defesa aérea após ser detectado cruzando do Líbano. O porta-voz Nadav Shoshani disse que não podia confirmar qual era o alvo do Hezbollah quando ele disparou o míssil de uma vila no Líbano.

 

“O resultado foi um míssil pesado, indo em direção a Tel Aviv, em direção a áreas civis em Tel Aviv. A sede do Mossad não fica naquela área”, ele disse.

Sirenes de alerta soaram em Tel Aviv e em outros lugares no centro de Israel, mas não houve relatos de danos ou vítimas.

 

O ataque foi a primeira vez desde o início da guerra que um míssil do Hezbollah foi avistado sobre Tel Aviv, geralmente co



Fonte: Associated Press/Estadão conteúdo /CNN BRASIL

Foto: Reprodução

Mais matérias Mundo