Negligência

Família denuncia falta de leito na santa Casa para salvar vida de recém-nascido

Criança de apenas 1 mês de vida segue internada no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, que não possui estrutura para realizar o procedimento necessário para salvar a criança

10/12/2024 14:32
Família denuncia falta de leito na santa Casa para salvar vida de recém-nascido

Belém, PA - O Portal Olavo Dutra recebe a denúncia envolvendo o risco de morte que enfrenta um recém-nascido de apenas um mês de vida por falta de leito na Santa Casa de Misericórdia do Pará. O hospital já foi, inclusive, intimado judicialmente para acolher o bebê, mas ainda não se manifestou sobre o episódio. 


De acordo com os familiares, a pequena Ariela nasceu no hospital Abelardo Santos com uma anomalia congênita chamada Laringomalacia. Sem saber do diagnóstico, a criança foi mandada pra casa e, por volta do 20º dia de vida, teve uma significativa piora no quadro de saúde, que inclui estridor, desconforto respiratório, regurgitações frequentes e dificuldade para mamar.


Depois de consultar médicos que diziam se tratar de um quadro “normal” de recém-nascido, a família conseguiu uma consulta particular com uma especialista que, a partir de um exame específico, confirmou a condição. No laudo médico expedido, a médica aponta para a urgência de internação e intervenção cirúrgica sob o risco de broncoaspiração. 


Com a piora no quadro, a família deu entrada no PSM da 14, que não tinha estrutura para o atendimento, e encaminhou o bebê para a Santa Casa que, por sua vez, se recusou a internar a criança alegando não haver leito disponível. 


A criança encontra-se internada no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, onde foi novamente atendida em regime de urgência e segue monitorada na sala vermelha, aguardando leito na Santa Casa, já que o Aberlardo Santos não realiza o procedimento necessário à garantia de vida de Ariela. 


A família procurou a Defensoria Pública do Estado (DPE), que expediu, nesta segunda-feira, 9, uma liminar exigindo que a Santa Casa faça a transferência para realização do procedimento cirúrgico. Até a publicação desta reportagem, o Portal Olavo Dutra não havia sido informado se as providências haviam sido tomadas pelo hospital. O quadro de Ariela segue oscilando entre estável e crítico, com baixa oxigenação e saturação precária.


Foto: Agência Pará 

Mais matérias Cidades