Belém, PA - O quadro que retrata a Adesão do Pará à Independência, localizado no hall de entrada do Palácio Cabanagem, foi a motivação para a visita de 42 estudantes do 9º ano do ensino fundamental à sede do poder Legislativo, em Belém. Os alunos são da escola municipal Maria Laurita, em Nova Esperança do Piriá, distante 284 quilômetros de da capital.
Os estudantes saíram do município na madrugada da última quarta-feira, véspera do feriado estadual da Adesão do Pará à Independência, para conhecer a capital paraense e excursionar pelos principais pontos turísticos e históricos.
“Todos os fatos mais importantes da história do Pará, em algum momento, estiveram relacionados ao Poder Legislativo. Então, viemos para ter o conhecimento da política do nosso estado. É importante saber como funciona a Assembleia Legislativa para ter a compreensão da nossa própria história”, destacou o diretor da escola, professor Idelcarlos Paixão.
O diretor do Memorial da Alepa, Paulo Torres, e os servidores Elias Benone e Terezinha Chaves, recepcionaram os estudantes e comandaram a visita guiada na sede do legislativo paraense.
“Essas visitas guiadas são muito importantes para que todos os segmentos da sociedade possam conhecer a Assembleia e saber como funciona o Parlamento. Esperamos que esses estudantes possam levar o conhecimento que receberam hoje para seu município, sua região. O legislativo paraense está de portas abertas”, ressaltou Paulo Torres.
No plenário Newton Miranda, outra obra de arte impressionou os alunos visitantes: a tela que ilustra o movimento da Cabanagem. Eles também ouviram as explicações de como funciona o processo legislativo no local onde os deputados debatem os assuntos de interesse da sociedade paraense e onde são votadas as leis.
Na presidência da Casa, foram recebidos por Reginaldo Marques, chefe de gabinete do presidente da Casa, e pelo deputado Thiago Araújo, que preside a comissão de Educação.
“O parlamento paraense está aberto para escolas e para a comunidade. A visita desses alunos é importante para reconhecer como o trabalho dos deputados reflete e impacta diretamente na vida de cada um", destacou Reginaldo Marques.
Serviço
As instituições que desejarem fazer a visita guiada ao Palácio da Cabanagem podem fazer a solicitação via Ofício à Presidência da Assembleia Legislativa.
Foto: Baltahzar Costa/AID Alepa