Belém, PA - Quarenta pessoas serão qualificadas no segmento de atendimento ao turista, no distrito de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, durante curso ofertado pela Escola Nacional de Turismo, uma ferramenta educacional criada pelo Ministério do Turismo e executada pelo Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), com apoio da Prefeitura de Belém e do Governo do Pará.
Todas as quarenta vagas ofertadas foram preenchidas. No segundo semestre, outras modalidades, sobretudo as mostradas pela pesquisa sobre a preferência do mercado local, serão ofertadas. O estado do Pará foi o primeiro a receber o projeto da Escola Nacional de Turismo, que também já passou por Belém, Salinópolis, Bragança e Santarém.
As aulas do curso de atendimento ao turista, em Mosqueiro, começam dia 12 de maio, na escola estadual Honorato Filgueiras, no bairro da Vila. O curso de atendimento ao turista tem gratuidade total do material didático e o pagamento de subsídio financeiro de R$ 400 (pago em duas parcelas) como ajuda de custo de transporte e alimentação.
A formação técnica dos moradores de Mosqueiro visa preparar o mercado para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém em novembro, com previsão de participação recorde de turistas e visitantes, além das comitivas de países internacionais.
O distrito de Mosqueiro, distante 70 KM de Belém, por via terrestre, é um polo de belezas naturais com praias de rio e berço da cultura popular da herança mestiça de índios e colonização portuguesa. A ilha deverá continuar recebendo as ações da Escola Nacional de Turismo e da Prefeitura de Belém pelo potencial que apresenta
Foto: Agência Belém