Empresa do Pará é condenada pelo TST por assédio eleitoral com multa de R$ 4 mi Deputado é acusado de expulsar famílias em áreas quilombolas antes de posse da BBF Parcerias, permutas e silêncios: o MDB descobre o valor do passado e Belém...
Movimento

Vigília pela Terra: mobilização inter-religiosa e cultural chega à COP 30

Desde maio, evento percorre o Brasil em ação pelo meio ambiente

  • 60 Visualizações
  • 11/11/2025, 11:00
Vigília pela Terra: mobilização inter-religiosa e cultural chega à COP 30

Belém, PA - Em um contexto em que o mundo volta sua atenção para o Brasil, a Vigília pela Terra chega em Belém do Pará em uma mobilização inter-religiosa e cultural que une fé, espiritualidades e cultura em ação por justiça climática. A Praça Batista Campos foi escolhida para ser palco deste encontro, que será realizado na próxima quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 17h30.


O evento vai reunir diferentes lideranças religiosas representantes de mais de 10 tradições religiosas e espirituais, de  povos originários, movimentos sociais, artistas, ambientalistas, coletivos e ativistas para uma celebração inter-religiosa em defesa da Terra. O encontro é promovido pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER) e ocorrerá no âmbito do Tapiri Ecumênico e Inter-religioso COP 30.


A concentração do evento será às 17h30 com um rito simbólico de encontro das águas de diversos lugares por onde o evento passou antes de chegar a Belém. Entre os destaques da programação estão a apresentação do Grupo de Atividades Culturais Ayrakyrã, com um tradicional Carimbó, além do bloco “Vozes pela Terra”, que reúne manifestações de lideranças de diferentes espiritualidades e religiões com falas, reflexões e expressões artísticas.


Desde maio, a Vigília pela Terra percorre o Brasil conectando diferentes vozes, culturas e tradições religiosas em defesa do meio ambiente. A ação teve sua  abertura simbólica em Brasília, durante o Acampamento Terra Livre, seguindo para a região Sul do país, em Porto Alegre, depois passou por Rio de Janeiro, Manaus, Natal e Recife. Agora chegou a vez de Belém receber esta ação inter-religiosa que une fé e clima.


Para o Diretor Executivo Adjunto do ISER Clemir Fernandes, realizar um evento que une fé e meio ambiente durante a Conferência do Clima, é reafirmar a integridade e a integralidade da vida tanto em dimensão espiritual quanto científica e política. “Nossa missão é promover bem-estar e justiça socioambiental para todas as pessoas e para tudo o que há no planeta”, afirma.


Em junho de 1992, o ISER promoveu a primeira Vigília Inter-religiosa em defesa do meio ambiente. O encontro foi realizado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92). Durante 12 horas, cerca de 30 mil pessoas e 300 lideranças religiosas se reuniram e realizaram celebrações de 25 tradições religiosas e espirituais diferentes.


A mobilização deu origem ao Movimento Inter-Religioso (MIR-RJ) e resultou no documentário ‘Uma Noite Pela Terra’, disponível no canal do Youtube do ISER. Em 2025, a Vigília pela Terra reuniu centenas de pessoas em todas as regiões do Brasil, mobilizando pautas ambientais em diferentes contextos dos territórios brasileiros.


Durante a COP 30, o ISER também está co-responsável pela realização de eventos em parceria com o Tapiri Ecumênico e Inter Religioso COP 30, que serão realizados nos dias 12 a 15 de novembro, em espaços da Igreja Anglicana de Belém. 


No dia 11 de novembro, o ISER estará presente no Pavilhão do Brasil, em parceria com organizações e redes que atuam na conexão entre Fé e Clima, para participar do painel Justiça Climática, implementação de NDCs e a contribuição dos grupos de fé. Além de participar das atividades da Cúpula dos Povos.


Para a Coordenadora de Meio Ambiente e Religião do ISER Isabel Pereira, a COP 30 vem sendo considerada um marco mundial fundamental para o enfrentamento da crescente crise climática.


“Apesar das limitações dos avanços por meio das negociações durante a conferência, temos a oportunidade de fazer o tema chegar a mais pessoas. A população precisa estar convencida da necessidade de enfrentar esta crise e do potencial transformador que sua mobilização pode causar neste cenário, especialmente considerando seus territórios e agendas locais”, pondera. 


A Conferência do Clima será realizada pela primeira vez no Brasil, em Belém do Pará, na Amazônia brasileira, dos dias 10 a 22 de novembro. A conferência reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações que combatam as mudanças climáticas, proponham políticas públicas de justiça climática, apresentem inovações tecnológicas e de financiamento para adaptação e mitigação dessa crise e mais.

 

Serviço

Vigília pela Terra

Data: 13 de novembro

Local: Praça Batista Campos

Horário: 17h30


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.