Programação propõe debates para a implementação de instrumentos e políticas que defendam o meio ambiente e as comunidades locais
Belém, PA - Com o tema "Sustentabilidade e Território”, a Universidade da Amazônia, Unama, sedia o XII Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP), no campus Ananindeua. A abertura do evento aconteceu nesta quarta, 21, e segue até a próxima sexta-feira, 23. A programação contempla debates sobre a implementação de instrumentos e políticas que defendam o meio ambiente e as comunidades locais.
O Encontro Brasileiro de Administração Pública é realizado pela Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), com coordenação local do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Unama. A iniciativa conta com a presença de pesquisadores de todo o país para a discussão de políticas públicas, parcerias público-privado, o papel das comunidades locais e ações do setor público com ênfase na adaptação climática, revitalização ecológica e redução dos impactos climáticos.
A iniciativa também conta com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).
A cerimônia contou com a participação da anfitriã da casa e reitora da Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo Arroyo; a presidente da SBAP e professora da Universidade de São Paulo (USP), Claudia Souza Passador; o vice-presidente da SBAP e docente da UNAMA e UFPA, Mário Vasconcelos; o pró-reitor da UFPA, Raimundo Almeida; a presidente da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP), Maria Isabel Araújo Rodrigues; o diretor da Escola de Governança do Pará (EGPA), Helvio Moreira Arruda; e o secretário adjunto, Rodolpho Bastos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).
Em discurso, Betânia Fidalgo Arroyo destacou a importância de consolidar debates científicos na Amazônia. "A educação acadêmica tem um papel grandioso para construir, por meio da ciência, um diálogo mútuo com a sociedade e o meio ambiente. A realização do EBAP na Universidade da Amazônia significa muito para nós, principalmente às vésperas da COP30. Falar sobre Administração Pública é uma ideia certeira e nos direciona ao caminho de soluções climáticas", conclui.
A presidente da SBAP, Claudia Souza Passador, agradeceu a recepção em Belém. Ela também destacou como o compromisso com a sociedade brasileira é a razão das pesquisas científicas existirem, instigando o conhecimento e a busca por elucidação. "Promover o EBAP no Pará é um grande desafio. Gostaria de agradecer a todos os apoiadores, alunos e realizadores do evento. E dizer que a ciência é uma paixão. Levar o conhecimento e acreditar em uma sociedade mais justa é um comprometimento com a cidadania do povo desse país".
A programação completa e informações sobre credenciamento estão disponíveis no site da SBAP.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.