O risco jurídico e político do uso da máquina pública na sucessão estadual Lula e o dilema da hospedagem: até ele pode dormir sob as estrelas em Belém Amazônia sem fôlego e desmatamento sem controle: carbono em baixa e crise em alta
Círio 2025

Última procissão da quadra nazarena, Recírio reúne 50 mil pessoas nesta segunda, 27

Na missa de encerramento da festividade, na noite de domingo, 26, foi anunciado o tema do Círio de Nazaré 2026: “Maria, missionária que nos dá Jesus”

  • 40 Visualizações
  • 27/10/2025, 10:16
Última procissão da quadra nazarena, Recírio reúne 50 mil pessoas nesta segunda, 27

Belém, PA - O Recírio, última procissão da Festividade Nazarena de 2025 foi realizada nesta segunda-feira, 27, logo após a missa campal na Praça Santuário, às 7h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém. Esse é o momento de encerrar oficialmente os 15 dias de celebrações dedicadas à Nossa Senhora de Nazaré.


Na missa de encerramento da festividade, na noite de domingo, 26, foi anunciado o tema do Círio de Nazaré 2026: “Maria, missionária que nos dá Jesus”.


Volta ao Glória - Antes da celebração da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida ao Glória, por volta das 6h30, pelos membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) Michel Sena, Roberto Corrêa, Jorge Rezende, Ronaldo Martins, Ronaldo Pinheiro e Jorge Xerfan.


 A Romaria do Recírio é a 14ª procissão da festividade. Durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré é conduzida por aproximadamente 800 metros, o menor trajeto entre todas as romarias oficiais.


Os devotos acompanham o andor com a imagem, ornamentado por Djan Slaviero, passando pela Passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela Travessa Generalíssimo Deodoro e pelas Avenidas Nazaré e Magalhães Barata, até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt.


O percurso foi concluído em cerca de uma hora e, segundo estimativas do Dieese-PA e da Diretoria da Festa de Nazaré, reuniu aproximadamente 50 mil pessoas.


Foto: Manoel Campos

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.