Depois de vacas, ruas de Belém receberão onças como obra de arte na 'Jaguar Parade' Plataforma prevê aumentar controle de extração e venda de minério no Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Parceria

TJPA assina Termo de Cooperação Técnica para garantir regularização fundiária

Oito municípios serão contemplados

  • 716 Visualizações
  • 20/07/2023, 09:51
TJPA assina Termo de Cooperação Técnica para garantir regularização fundiária
Hoje (20) no Salão Nobre do prédio-sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), será realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Programa Permanente de Regularização Fundiária, Urbana e Rural de Interesse Social, Agricultura Familiar e Quilombolas.
 
A presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos e o corregedor-geral de Justiça do Poder Judiciário do Pará, desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior, representaram o Poder Judiciário, na cerimônia.
 
O Termo será assinado pelo TJPA e os seguintes municípios e órgãos parceiros: Belém, Altamira, Ananindeua, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marituba, Parauapebas, ITERPA e Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos. 
 
O programa visa promover a regularização fundiária urbana e rural de interesse social nos municípios citados, identificando as titulações de interesse social emitidas pelos municípios e garantindo que os processos de regularização que já estejam em fase avançada sejam encaminhados aos Cartórios de Registro de Imóveis o quanto antes. O programa também tem o objetivo de promover o registro dos títulos eventualmente oferecidos em regularização fundiária de interesse social, a fim de que o direito de propriedade seja reconhecido, assegurando a prestação de serviços públicos, de modo a melhorar as condições sociais, urbanísticas e ambientais das regiões beneficiárias.
 
Além de garantir a eficácia de diversos marcos jurídicos envolvendo questões de terra, o Termo de Cooperação Técnica fundamenta-se principalmente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, em especial o ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, o ODS 10 - Redução das Desigualdades, o ODS 11 - Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, o ODS 15 - Proteção da Vida Terrestre e o ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Fonte: Departamento de Comunicação TJPA

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.