Brasil garante vaga na Copa do Mundo de Basquete 3x3 Unificado Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias Vereador Braga perde mais de 200 aliados em Ananindeua após rachar com prefeito
Guerra

Rússia diz que recapturou cidade-chave na região de Kursk

Ataque ocorre um dia após as negociações de paz entre autoridades dos EUA e da Ucrânia

  • 398 Visualizações
  • 13/03/2025, 10:30
Rússia diz que recapturou cidade-chave na região de Kursk

As forças russas recapturaram Sudzha, a maior cidade que a Ucrânia já ocupou na região de Kursk, segundo Moscou, ameaçando a única moeda de troca territorial de Kiev em meio à pressão para negociar o fim da guerra.

 

“No curso das operações ofensivas, unidades do grupo militar do Norte libertaram os assentamentos de Melovoy, Podol e Sudzha”, declarou o Ministério da Defesa russo nesta quinta-feira (13).

 

Vestindo uniforme militar em vídeo transmitido pela televisão estatal russa, Putin disse às tropas da linha de frente que o objetivo de Moscou é “libertar completamente” Kursk o mais rápido possível, durante sua primeira viagem à região ocidental desde a incursão inesperada da Ucrânia no ano passado.

 

A visita de Putin pareceu projetada para elevar o moral enquanto as forças russas avançam sobre os últimos remanescentes dos redutos da Ucrânia dentro da Rússia.

 

Acontecendo um dia após as negociações de paz entre autoridades dos EUA e da Ucrânia resultarem em Kiev aceitando um cessar-fogo de 30 dias apoiado pelos americanos.

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou na quarta-feira (12) que a bola está agora na quadra de Putin, enquanto representantes dos EUA se dirigem à Rússia “agora mesmo enquanto falamos”, para discutir a proposta de cessar-fogo.

 

Cidade-chave ocupada pela Ucrânia, na região de Kursk, Rússia, após ser retomada por tropas russas. • Reprodução/Reuters

 

“Vamos ter que ver. Agora depende da Rússia”, disse o republicano a repórteres no Salão Oval, ao se recusar a comentar se tem uma reunião agendada com o líder do Kremlin.

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, expressou aos repórteres na quarta-feira que Putin estava “estudando cuidadosamente” a proposta, enquanto Moscou aguarda ser informada por autoridades americanas nos próximos dias.

 

Fonte: CNN

Foto: Reprodução/Reuters

 


Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.