Pagamentos de taxas pode contribuir, segundo a Prefeitura, para a melhoria do ambiente de trabalho nas feiras e mercados de Belém.
Belém, PA - Cerca de 98% de uma média de 11 mil permissionários e feirantes de Belém não estão regularizados. A situação prejudica a arrecadação do município que, com o pagamento adequado das taxas, pode investir ainda mais em melhorias para os trabalhadores. As informações são da Agência Belém.
Para ajudar a resolver o problema, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), iniciou, na manhã desta terça-feira (11), o recadastramento itinerante na feira da 25 de setembro. Foram feitos 104 cadastros no local.
“Já conhecemos casos nos quais o permissionário fez o seu cadastro há quase 20 anos e nunca o atualizou. Muitas vezes esse comerciante nem mora mais aqui, alguns não exercem mais atividades econômicas, repassaram para seus filhos e netos e a Secretaria sequer tem esse conhecimento”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.
Regularização durante o trabalho
Os permissionários da Feira da 25 aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Belém, de ir ao encontro deles para fazer o recadastramento. Suzana Sampaio, 49 anos, possui três equipamentos de trabalho e precisa regularizar dois deles. Nesta terça-feira, ela iniciou o processo sem precisar sair do local de venda.
“Nosso trabalho, aqui na feira, começa às 3h da manhã e vai até o início da tarde. Se tivesse que sair daqui e ir até à Sedcon, fazer o recadastramento, iria ficar muito cansativo. Assim, com eles vindo aqui, facilita muito a nossa vida”, ponderou a comerciante.
“Essa nova gestão da prefeitura está tendo todo um cuidado conosco, que eu não percebia antes. Vieram aqui antes, nos avisaram que haveria o recadastramento, trouxemos todos os documentos necessários e agora vamos trabalhar direitinho, dentro da lei”, destacou o permissionário José Carlos de Oliveira, 63 anos.
O recadastramento itinerante da Sedcon irá prosseguir na próxima terça-feira (18), na Feira da Bandeira Branca, no bairro do Marco. Depois, seguirá um cronograma que será divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Belém.
O comerciante que quiser fazer seu recadastramento diretamente na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, pode comparecer à sede da Sedcon, localizada à Av. Dr. Freitas, 2272, de 09h às 14h.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência atualizado, Carteira de Manipulação de Alimentos (para quem trabalha com alimentos) e foto 3x4.
Foto: Felipe de Souza/Agência Belém
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.