Mesmo com a redução de preço, um carro popular ainda custa caro.
A plataforma Stilingue by Blip líder em monitoramento e interação de conversas nas redes sociais, divulgou seu mais recente relatório de social listening, abordando o debate nas redes sociais a respeito da redução de impostos para veículos populares, anunciada recentemente pelo Governo Federal.
O estudo, que analisou conversas sobre o tema no período de 25 de maio a 19 de junho, revelou informações valiosas sobre a percepção do público, identificando os principais picos de publicações relacionadas à nova medida, entre eles as críticas por parte dos usuários e as principais montadoras citadas. Durante todo o período analisado pela plataforma, foram mais de 68 mil publicações identificadas.
"Momentos de grande interesse público em torno de um assunto, como esse novo programa do governo, geram demandas complexas e abrangentes para análises de social listening. Usamos tecnologia de ponta e contamos com uma equipe de analistas de dados altamente qualificada para garantir que teremos insights precisos e relevantes para ajudar empresas a compreenderem seu público, acompanhar o que estão falando e o efetivo impacto de suas ações", explica Menedjan Morgado da Stiling.
Somente no dia 25 de maio, quando o governo anunciou a medida provisória, foram registradas mais de 15.651 mil publicações sobre o tema. Em 4 de junho, houve um aumento de 45% no volume de publicações, em comparação ao dia anterior, que teve 7.617, após uma notícia do jornal O Globo repercutir nas redes sobre o assunto.
Além disso, o anúncio de como a medida provisória iria funcionar resultou em um novo pico de conversas em 6 de junho, com quase 20 mil postagens, seguido por outro pico em 14 de junho, com quase 13 mil publicações quando a lista dos modelos de carros beneficiados foi divulgada pelas montadoras.
Os portais de notícias se destacaram como os principais meios que comentaram sobre a nova medida provisória, representando 43% das publicações do período analisado, seguidos pelo Twitter, com 18% de participação.
No contexto atual da administração pública federal, o nome do atual presidente da república, Lula, ganhou evidência, assim como o Ministério de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). As montadoras participantes do programa do governo, como FIAT, Honda e Hyundai, também registraram altas taxas de engajamento.
Além das publicações da imprensa, o relatório destaca como a opinião pública e os influenciadores digitais reagiram ao plano do governo. Por um lado, foram identificadas críticas às medidas adotadas, uma vez que, mesmo com a redução de preço, um carro popular ainda custa mais de R$ 60 mil, um valor elevado para a realidade financeira da maioria da população brasileira.
"Analisar as conversas em real time sobre assuntos que dividem a opinião permite que as marcas identifiquem como se comunicar com o público em seus canais digitais, dando a devida atenção às críticas, mas aproveitando da melhor forma as oportunidades", ressalta Morgado.
Também foram questionados até que ponto esse desconto nos veículos seria efetivo para a população, considerando o aumento no preço dos combustíveis e o impacto nos insumos da economia brasileira. Por outro lado, algumas publicações mencionaram modelos de carros, especialmente o Renault Kwid, que terá a maior redução em seu preço final para o consumidor. O relatório também identificou publicações de consumidores insatisfeitos com as opções de financiamento de automóveis no atual cenário econômico, devido aos altos juros.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
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