Em 2024, devido à boa safra, o Ideflor-Bio autorizou a antecipação da coleta da castanha nas florestas estaduais do Trombetas e do Paru, no oeste do Pará
Óbidos, Oriximiná e Alenquer são os municípios do oeste paraense que registram os maiores volumes de produção de castanha-do-pará no Estado, considerado o terceiro maior produtor da semente no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022. Com mais de 8,8 mil toneladas, o que representa um valor superior a R$ 31 milhões em produção, a castanha-do-pará coletada em florestas estaduais, sob a supervisão do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), impulsiona a geração de renda e fortalece a bioeconomia.
"Por se tratar de uma cadeia relacionada ao conjunto dos produtos da sociobiodiversidade, o apoio da Emater é relacionado aos municípios que têm potencialidade para o extrativismo do produto, elaborando, quando necessário, os Cadastros Ambientais Rurais (CARs), individuais ou coletivos, a emissão do Cadastro Nacional de agricultor Familiar, o CAF, que possibilite aos extrativistas terem acesso às políticas públicas e ao apoio à comercialização dos produtos in natura ou em qualquer etapa de processamento", explica Ozias Aquino, engenheiro agrônomo da Emater.
Waldiclei das Mercês, extrativista de castanha-do-pará no município de Almeirim, na mesma região, conta que, há anos, o produto é a fonte de renda da sua família e de toda a comunidade. O fortalecimento da produção, a partir de cursos realizados pelo governo do Estado, segundo o extrativista, permite o acesso ao mercado da castanha, garantindo a comercialização na região de forma sustentável.
"A atividade tem ajudado muito a preservação ambiental, justamente porque nós já tivemos aqui vários treinamentos sobre a castanha. Antes, a gente não tinha esse conhecimento, a gente não tinha o certo cuidado com a castanha; tocava muito fogo. Hoje não se trabalha mais com isso, justamente para que não acarrete prejuízo ou danos para o castanhal. As medidas preventivas têm ajudado muito a não derrubar as castanheiras", informa Waldiclei.
Safra - Mais de 600 trabalhadores, previamente cadastrados pelo Ideflor-Bio, foram autorizados, em fevereiro deste ano, a entrar na Floresta Estadual do Trombetas, que abrange os municípios de Oriximiná, Óbidos e Alenquer, para a coleta da safra 2024. A iniciativa fortalece a cadeia da bioeconomia, gera renda para centenas de famílias e agrega valor aos produtos oriundos do extrativismo.
Em março, o Ideflor-Bio também autorizou a antecipação da coleta da castanha-do-pará na Floresta Estadual (Flota) do Paru, que abrange os municípios Almeirim, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos, devido à quantidade significativa de ouriços que já caíram. Além disso, foram discutidas as regras e diretrizes para a coleta, visando assegurar que a atividade seja realizada de forma responsável, em harmonia com o ecossistema, reforçando o compromisso estadual com a sustentabilidade e a valorização das práticas tradicionais de manejo florestal.
Ronaldison Farias, gerente administrativo Calha Norte 2 do Ideflor-Bio, que corresponde às unidades de conservação das florestas estaduais do Trombetas, Faro e Paru, ressalta a importância da coleta sustentável da castanha-do-pará. "Hoje, há uma garantia de preservação dessas unidades por conta da forma que é realizado o extrativismo, valorizando a floresta em pé, conservada. O próprio extrativista é o defensor pela sustentabilidade das nossas florestas, e isso faz a diferença", garante.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.