Poder legislativo recebe delegações de 40 países amanhã em encontro da COP30 Enquanto o mundo discute clima, Belém fecha o PSM da 14 e revolta servidores Protesto interrompe saída da "Blue Zone" no segundo dia da COP, com dois feridos
Diplomacia parlamentar

Poder legislativo recebe delegações de 40 países amanhã em encontro da COP30

Reunião da União Interparlamentar marca presença global do Pará na agenda climática.

  • 149 Visualizações
  • Da Redação | Coluna
  • 13/11/2025, 17:00
Poder legislativo recebe delegações de 40 países amanhã em encontro da COP30
A


Assembleia Legislativa do Pará será palco, nesta sexta-feira, 14, da reunião parlamentar da União Interparlamentar (UIP), organização mundial que reúne mais de 180 parlamentos nacionais. O encontro, que integra a programação oficial da COP30, ocorrerá no auditório João Batista, a partir das 9h.

Chicão Melo fará as honras da Casa ao receber mais de 200 delegados, entre parlamentares, assessores e especialistas/Fotos: Divulgação.
O evento é coorganizado pela UIP, pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, com apoio da Alepa. A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente da Casa, deputado Chicão, do MDB, além de autoridades nacionais e internacionais. A sessão de encerramento será conduzida pelo senador Humberto Costa, do PT-PE, relator da Declaração Final do encontro.

Dialogar é preciso

Criada em 1889 e sediada em Genebra, a UIP - ou Inter-Parliamentary Union - é o principal foro de diplomacia parlamentar global. Atua em cooperação com a ONU e possui status de observadora permanente na Assembleia Geral desde 2002. Sua missão é fortalecer a democracia representativa, promover o diálogo entre parlamentos e defender os direitos humanos de legisladores.

A reunião em Belém contará com mais de 200 delegados - parlamentares, assessores e especialistas - e reunirá representantes de mais de 40 países, com destaque para América Latina, Europa e África. O Brasil terá a maior delegação, com cerca de 50 parlamentares inscritos oficialmente, entre senadores e deputados federais.

Declaração de Belém

Durante o evento, os participantes discutirão estratégias legislativas para o enfrentamento das mudanças climáticas, além de compartilhar experiências sobre leis ambientais e políticas de transição energética. O encontro deverá resultar na Declaração de Belém, documento com compromissos e diretrizes para atuação parlamentar na agenda climática.

Para o presidente Chicão Melo, a presença da UIP no Pará “reforça o papel do Legislativo estadual na agenda global e valoriza o protagonismo político da Amazônia no debate climático”.

No ritmo da COP, a diplomacia sobe à tribuna da Assembleia por um dia, quer dizer, o parlamento paraense vira palco de parlamentos do mundo para Belém receber vozes globais. Tomara que, depois das luzes, alguma decisão desça do plenário para a vida concreta do Pará.

Papo Reto

A CDP bem que poderia fazer o dever de casa e hastear a bandeira do Estado de forma correta, e não de cabeça para baixo, no Terminal Petroquímico de Miramar.

•"Eu nunca vi tanto amadorismo por metro quadrado como aqui", teria desabafado um graduado membro da WWF - Fundo Mundial para a Natureza, organização não governamental internacional dedicada à conservação da vida selvagem e à proteção do meio ambiente - a um membro do staff da ONU.

A possível classificação da tilápia como espécie exótica invasora pelo Ministério do Meio Ambiente, de Marina Silva (foto) segue gerando controvérsia por todo Brasil.

•Produtores alertam a iminência da "exportação de empregos", através da importação de toneladas e mais toneladas de tilápia do Vietnã, beneficiando diretamente uma velha conhecida: a JBS.

Não foram só os líderes globais que ignoraram a COP30 e a avalanche de lacrações de Lula.

•Pesquisa da Frente Parlamentar Mista da Educação, divulgada ontem, revelou que 1 em cada 10 estudantes brasileiros sabe o que está acontecendo pelas bandas daqui. 

Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou a criação do Programa Bolsa-Desempenho, voltado a premiar agentes da segurança pelo alcance de metas. 

•O benefício será de pelo menos 20% da remuneração mensal e não contará para o teto constitucional.

Mais matérias OLAVO DUTRA

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.