Depois de vacas, ruas de Belém receberão onças como obra de arte na 'Jaguar Parade' Plataforma prevê aumentar controle de extração e venda de minério no Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos

PF realiza operação de combate à fraude em benefício previdenciário no Pará

As investigações prosseguem com a análise do material apreendido e eventual responsabilização penal dos envolvidos

  • 283 Visualizações
  • 17/07/2025, 16:52
PF realiza operação de combate à fraude em benefício previdenciário no Pará

Belém, PA - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17/7), a Operação Consignado Forjado, ao dar cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão expedido pela Justiça Federal do Estado do Pará. O objetivo da ação foi apurar a prática de fraudes relacionadas à contratação de empréstimos consignados vinculados a benefício previdenciário.


A investigação iniciou-se a partir do recebimento de notícia-crime relatando desconto indevido de parcelas de empréstimo em benefício previdenciário, sem autorização do titular. Com o avanço das diligências, foi possível constatar que o investigado teria acessado indevidamente a conta GOV.BR, realizado empréstimo consignado no sistema do INSS e contratação de cartão de crédito consignado em nome da vítima, gerando grande prejuízo financeiro ao beneficiário.


A análise técnica dos registros de acesso identificou que o golpe foi praticado de forma remota, a partir da cidade de Salvador/BA. Por meio de laudo pericial, realizado a partir de imagens utilizadas na fraude, foi possível constatar a correspondência facial entre o autor da ação criminosa e o indivíduo previamente identificado, reforçando os indícios da prática delituosa.


Dessa forma, na data de hoje, foi cumprido mandado de busca e apreensão na capital baiana, com o intuito de localizar e apreender aparelhos eletrônicos, documentos e outros materiais do investigado, a fim de esclarecer a dinâmica da fraude e identificar possíveis coautores ou partícipes.


As investigações prosseguem com a análise do material apreendido e eventual responsabilização penal dos envolvidos, cujas condutas poderão ser enquadradas nos crimes de estelionato eletrônico, falsidade ideológica, e invasão de dispositivo informático.


Foto: Divulgação/PF

Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.