A próxima vacinação na Região Norte só deverá acontecer no fim do segundo semestre de 2024
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que a vacinação contra a Influenza na Região Norte será encerrada definitivamente nesta quinta-feira (29). A partir de sexta (1º), não haverá mais doses disponÃveis nos postos de saúde.
Com a mobilização feita pela Sespa e Secretarias Municipais de Saúde, o Pará conseguiu chegar à cobertura vacinal de 37%, o que corresponde a 1.006.859 pessoas vacinadas, muito abaixo, ainda, do esperado, já que a meta é vacinar, pelo menos, 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários.
No entanto, de acordo com a coordenadora estadual de Imunizações, JaÃra AtaÃde, muitas informações ainda faltam ser inseridas no sistema pelos municÃpios. "Os profissionais de saúde aplicam as doses e vão inserindo os dados no sistema gradativamente", explicou.
"Mas quem não se vacinou ainda tem mais um dia de oportunidade para tomar a sua dose. Só procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa", ressaltou JaÃra AtaÃde.
A coordenadora estadual disse ainda que a vacina reduz o adoecimento, as complicações e os óbitos e decorrentes das infecções pelo vÃrus da influenza principalmente nos grupos prioritários. "Quanto mais pessoas vacinadas menos risco de adoecimento porque a vacina tem a capacidade de promover imunidade durante o perÃodo de maior circulação dos vÃrus", frisou.
A gripe é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta e pode ser causada por diversos tipos de vÃrus. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.
Prevenção - A vacina ofertada pelo SUS combate três vÃrus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e ajuda a proteger as pessoas mais vulneráveis.
Além da vacina, é importante que a população adote as seguintes medidas preventivas:
• Cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ao tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo após o uso;
• Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar;
• Usar álcool em gel no caso de não haver disponibilidade de água e sabão;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Realizar a limpeza e desinfecção de ambientes;
• Manter os ambientes ventilados;
• Evitar aglomerações (comuns no perÃodo chuvoso), locais fechados e mal ventilados e contato próximo com pessoas doentes;
• Usar máscara cirúrgica se estiver com sÃndrome gripal ou fizer parte dos grupos prioritários (imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades);
• Manter hidratação e alimentação saudável.
Agência Pará
Foto: Bruno Carachesti/Ag.Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A ProvÃncia do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.