Pesquisa aponta cenário eleitoral polarizado; Helder e Sabino na ponta. Biometria trava sistema do Iasp e prejudica saúde por todo o Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Meio Ambiente

Pará defende maior participação da iniciativa privada no financiamento climático

Em evento promovido pela Amcham Brasil, governador do Pará, Helder Barbalho, pediu que as empresas aumente o finamento em ações de proteção e promoção do meio ambiente.

  • 644 Visualizações
  • 29/03/2025, 21:00
Pará defende maior participação da iniciativa privada no financiamento climático

São Paulo, SP - O governador do Pará, Helder Barbalho, voltou a defender que a iniciativa privada aumente os investimentos em ações de proteção e promoção do meio ambiente, reiterando o papel estratégico que empresas desse setor terão durante e após a COP 30, a Conferência do Clima da ONU que acontecerá em novembro próximo, em Belém.


O discurso aconteceu pouco mais de uma hora em que a primeira concessão do País para reflorestamento - a da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (URTX) - foi concluída na Bolsa de Valores de São Paulo.


“Esta é, certamente, uma importante visão e um case que deve ser replicado. Envolver a iniciativa privada para que todos nós possamos cumprir com as nossas metas, a busca pela neutralização de emissões e, a partir desta neutralização de emissões, nós podermos conjugar os desafios de cada setor da nossa economia com geração de empregos sustentáveis e cuidando da sociedade”, destacou Helder.


As declarações foram feitas durante um encontro promovido pela Amcham - maior entidade multissetorial do país e a maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos. “O Governo constrói o ambiente e as condições, mas a implementação efetiva dessas iniciativas é do setor privado”, reiterou.


O evento COP30 Business Forum reuniu, em São Paulo, lideranças do setor público e privado para debater a agenda climática global e a participação empresarial no evento, em Belém. A Amcham Brasil apresentou um conjunto de 13 propostas empresariais para contribuir com a conferência climática, construídas em parceria com empresas brasileiras e multinacionais associadas.


Foto: Marco Santos/Agência Pará

Mais matérias Opnião

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.