Entre o mimo e o chilique, Lula deixa escapar chance de exibir maturidade Praça do Relógio segue em situação de abandono, apesar de decisão da Justiça Jogo da sucessão ao governo do Pará já aponta as possíveis mudanças de Hana

Papa Leão XIV envia vídeo à COP-30: 'Mudança climática não é ameaça distante'

Pontífice também assumiu tom mais duro, pedindo ações concretas contra o aquecimento do planeta e vontade política para implementar mudanças

  • 47 Visualizações
  • 18/11/2025, 14:00
Papa Leão XIV envia vídeo à COP-30: 'Mudança climática não é ameaça distante'

São Paulo, 17 - Em um vídeo feito especialmente para a Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), o papa Leão XIV afirmou que a mudança climática não é mais uma ameaça distante. Na saudação divulgada nesta segunda-feira, 17, o pontífice assumiu um tom mais duro, pedindo ações concretas contra o aquecimento do planeta e vontade política para implementar mudanças.


"A criação clama em enchentes, secas, tormentas e um calor implacável. Uma de cada três pessoas vive em grande vulnerabilidade em consequência dessas mudanças. Para elas, a mudança climática não é uma ameaça distante", afirmou o papa. "Ignorar essas pessoas é negar nossa humanidade compartilhada."


Leão XIV destacou que ainda há tempo para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 °C, mas a janela está se fechando.


"Como custódios da criação de Deus, somos chamados a agir com rapidez, fé e profecia para proteger o dom que Ele nos confiou", conclamou. "Vocês escolheram a esperança e a ação frente à desesperação, construindo uma comunidade global que trabalha em conjunto. Avanços foram alcançados, mas não suficientes. A esperança e a determinação devem se renovar, não só com palavras e aspirações, mas também com ações concretas."


O papa citou o Acordo de Paris, que limita o aumento médio das temperaturas a 2 ºC, idealmente 1,5ºC, mas afirmou que estão faltando ações concretas:


"O Acordo de Paris tem impulsionado um progresso real e continua sendo nossa ferramenta mais poderosa para proteger as pessoas e o planeta", afirmou. "Mas devemos ser honestos: não é o Acordo que está falhando, mas sim nossa resposta. O que está falhando é a vontade política de alguns."


Segundo Leão XIV, ações climáticas mais contundentes "criarão sistemas econômicos mais sólidos e justos".


O papa foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da COP, em Belém, mas alegou que não poderia viajar para o Brasil por conta dos compromissos do Jubileu 2025. Nesta segunda-feira, então, o pontífice enviou um vídeo aos participantes da cúpula.


Foto: Agência Vaticano

Estadão conteúdo

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.