Lula mira açaí e diz que governo irá comprar de quem deixou de vender Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque
Investigação

MPPA vai apurar possíveis irregularidades em contratos da Secretaria de estado da fazenda

Será solicitado da secretaria esclarecimentos sobre dispensas indevidas de licitação com a Fadesp

  • 469 Visualizações
  • 14/03/2025, 11:30
MPPA vai apurar possíveis irregularidades em contratos da Secretaria de estado da fazenda

Nesta quarta-feira, 12, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 2ª Promotora de Justiça de Tutela das Fundações Privadas, Assoc. de Interesse Social, Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial, Helena Muniz Gomes, instaurou procedimento preparatório para apurar possíveis dispensas indevidas de licitação realizadas pela Secretaria da Fazenda do Estado do Pará (Sefa), em contratos com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), entidade privada de interesse social sem fins lucrativos.

No que tange à dispensa realizada pela SEFA, foram constatadas, a partir da Notícia de Fato nº 01.2023.00020205-6, possíveis irregularidades em três contratos com a Fadesp: os de nº 037/2019, 072/2020 e 092/2022. Inicialmente, o caso foi apurado pela 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa de Belém, a passou agora ao encargo da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações Privadas, Assoc. de Interesse Social, Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial. 

O procedimento preparatório é um instrumento utilizado para realizar esclarecimentos ou apurações preliminares para que, se for o caso, instaure-se o inquérito civil fundamentadamente. Já a dispensa de licitação é uma modalidade de contratação que permite à administração pública contratar bens ou serviços sem licitação formal. Na hipótese de que seja encontrada alguma desconformidade na dispensa, tal ato poderá se caracterizar, em tese, ilícito civil ou criminal, podendo a Sefa ser responsabilizada. 


Fonte: MPPA

Foto: Reprodução


Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.