Ministério da Pesca atropela Conape e lança planejamento estratégico do setor Governo Lula aperta o pequeno enquanto fecha os olhos para chamados "masters" Estudo coloca Amapá como líder em mortes violentas: 57,4 por 100 mil habitantes
Sem consulta

Ministério da Pesca atropela Conape e lança planejamento estratégico do setor

Plano teria sido elaborado por uma consultoria independente que não teve seu nome revelado.

  • 42 Visualizações
  • Da Redação | Coluna Olavo Dutra
  • 27/11/2025, 17:00
Ministério da Pesca atropela Conape e lança planejamento estratégico do setor
O


Ministério da Pesca e Aquicultura lançou esta semana um planejamento estratégico para os próximos três anos, definindo "os principais objetivos e as ações para o futuro da gestão ministerial".

 

No rastro do novo plano, ministério tenta legitimar ação com mobilização junto a lideranças do setor/Foto: Divulgação-Enir Rodrigues.

A cerimônia, em Brasília, na opinião da unanimidade de empresários e armadores de pesca do Pará, serviu para revelar a competência duvidosa do ministro André de Paula, que nunca atendeu aos clamores daquelas que vivem o dia a dia do setor pesqueiro, afetado por insegurança regulatória, falta de legislação específica, infraestrutura logística precária, dificuldades de financiamento e problemas ambientais relacionados à sobrepesca. Ou seja: falta de perspectivas que o ministério sempre ignorou existir, a julgar pela falta de ações concretas.

Autoria anônima

Elaborado por uma consultoria independente que não teve seu nome revelado, o plano lançado causou estupefação pelo simples fato de o ministério ter ignorado a existência de uma instância consultiva e deliberativa superior, o Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura, o Conape -, onde têm assento representantes da classe produtiva, trabalhadores e consumidores - este sim, com poderes para pautar, debater e deliberar normas e políticas sobre o que é prioritário para o setor.

Tentando legitimar

Soube-se que, horas depois do lançamento do plano, o Ministério da Pesca teria iniciado uma agressiva mobilização para reunir lideranças dos setores pesqueiro e aquícola nacionais com o intuito de tentar legitimar a proposta. "Fazer planejamento, pagando caro, justamente em ano eleitoral não cheira nada bem", avalia um grande piscicultor, na condição de anonimato.

Mais matérias OLAVO DUTRA

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.