Brasil garante vaga na Copa do Mundo de Basquete 3x3 Unificado Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias Vereador Braga perde mais de 200 aliados em Ananindeua após rachar com prefeito

Mercado das Indústrias Criativas do Brasil é aberto em Belém

Até sábado, o Hangar receberá rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, oficinas, painéis, exposições, feiras e atrações artísticas.

  • 848 Visualizações
  • 09/11/2023, 10:30
Mercado das Indústrias Criativas do Brasil é aberto em Belém
Com uma estimativa de gerar 20 milhões de dólares em negócios ao longo de um ano, o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), evento promovido pelo Ministério da Cultura com apoio do Governo do Pará, foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (8), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Até o próximo sábado (11), a expectativa dos organizadores é realizar cerca mil reuniões de negócios ligados à cultura e à economia criativa.

 

A ministra Margareth Menezes saudou a todos os parceiros do evento, que segundo ela "não mediram esforços para que o MICBR fosse realizado em Belém". A ministra afirmou, ainda, que o Mercado é uma política central do Ministério da Cultura. "O MICBR é um megaevento de negócios e cultura. Nós temos um compromisso com a consolidação deste Ministério, atentos às demandas e necessidades do setor cultural, mantendo um diálogo constante com os criadores e fazedores da cultura", afirmou.

 

"Realizar este evento em Belém, na região amazônica brasileira, demonstra o nosso compromisso em valorizar e acelerar a expressão cultural dessa região, reconhecendo o poder transformador da cultura e seu potencial para gerar renda e empregos, servindo como uma ferramenta de emancipação. Estamos diante de uma nova geração, que busca oportunidades nas indústrias criativas e culturais em todo o Brasil", destacou Margareth Menezes.

 

O ministro argentino Tristán Bauer lembrou que seu país recebeu, em junho deste ano, a edição anterior do MICBR. "Foi muito bonito e frutífero. É muito importante o que fizemos em Buenos Aires (capital da Argentina) e o que estamos fazendo aqui, em Belém. Estamos em um momento muito difícil para a humanidade. Mas aqui estamos celebrando a cultura da vida, da irmandade e da solidariedade. A indústria como cultura é, sem dúvida, uma saída para tantos desafios", enfatizou.

 

Hugo Barreto, da Vale, informou que a cultura emprega 7,4 milhões de pessoas, com previsão de empregar mais 1 milhão até 2030. "Ao longo desses dias, teremos oportunidades de diálogos e trocas, que vão contribuir ainda mais para esse crescimento, estimulando a difusão da produção cultural e promovendo a qualificação de mais agentes culturais. Pra nós, cultura é potência, vetor de desenvolvimento socioeconômico e elemento indissociável do exercício da cidadania", disse Hugo Barreto.

 

Programação - Durante os próximos dois dias, no Hangar, haverá rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, oficinas, painéis, exposições e feiras, além de atrações artísticas. A programação é aberta ao público.

 

O encerramento será no domingo (12), no bairro da Cidade Velha, centro histórico de Belém. Até as 21 h, ainda dentro da programação, ocorrerá o Projeto Circular Cidade Velha.

 

A Argentina é o país convidado de honra do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil. O objetivo do evento é fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. O Mercado também reúne empresas, criadores e empreendedores de 15 setores ligados à cultura. O hip-hop é a novidade deste ano.

 

Até sábado (11) ocorrerão rodadas de negócios - reuniões pré-agendadas com duração de até 25 minutos, nas quais empresas, empreendedores e profissionais estabelecem conexões comerciais e celebram contratos. São aguardados cerca de 450 empreendedores. Os objetivos principais são criar oportunidades de networking e colaboração para impulsionar o crescimento dos negócios.

 

A programação completa do MICBR 2023 está disponível abaixo

https://www.gov.br/cultura/ptbr/assuntos/micbr/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v31.pdf


Fonte: Agência Pará

Foto: Marco Santos

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.